Campus Salvador Dissertações - Salvador
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Rita de Cássia Barbosa-
dc.date.accessioned2025-09-30T14:55:26Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-09-30T14:55:26Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.identifier.citationNascimento, Rita de Cássia Barbosa. Avaliação, relevância e validade da pós-graduação: docência em EPT no IFBA - polo Salvador. 2025. 194 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - (ProfEPT) – Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/936-
dc.description.abstractThis academic work aimed to investigate the relevance and effectiveness of the DocentEPT Specialization Course offered by IFBA – Salvador/BA Campus, from the perspective of its graduates, focusing on their professional training and teaching praxis. It also examined the experiences of instructors, tutors, and the coordination team during the 2023 course offering. The target audience of the specialization comprises graduates in the field of education—particularly nonlicensed professionals working in or aspiring to work in technical and vocational education and training (EPT), whether in teaching or in management roles, especially within technical high school programs in public EPT networks. According to its Course Pedagogical Project, the program has the following objectives: (i) to train education professionals from the state networks of the federated entities to teach in EPT programs, particularly technical high school courses; (ii) to support the production and dissemination of knowledge concerning EPT as a field of study; and (iii) to promote distance education as a pedagogical strategy in the context of EPT. In this regard, a study evaluating the course from the graduates’ perspective is considered essential to contribute to the program's management and continuous improvement. Thus, the study aimed to strengthen the course for future cohorts and to investigate the praxis experiences of its former students. This research falls within Line 2 – Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Vocational and Technological Education, under Macroproject 5 – Organization of the Integrated Curriculum in EPT, of the ProfEPT. The study employed a qualitative, quantitative, bibliographic, and documentary approach, involving graduates from federal, state, and private networks. Anonymous questionnaires were distributed via email and digital platforms to analyze whether, according to the graduates, the course contributed to their continuing education as bachelor’s degree holders and/or technologists working in EPT. Finally, the Educational Product is presented: an e-book entitled "Guiding Manual of Good Practices in Teacher Education for EPT: Research Contributions."pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAvaliação de egressospt_BR
dc.subjectBases conceituais da EPTpt_BR
dc.subjectFormação docente em EPTpt_BR
dc.subjectPráxis pedagógica em EPTpt_BR
dc.subjectGraduate evaluationpt_BR
dc.subjectConceptual foundations of vocational and technical education - EPTpt_BR
dc.subjectTeacher training in EPTpt_BR
dc.subjectPedagogical practice in EPTpt_BR
dc.titleAvaliação, relevância e validade da pós-graduação: docência em EPT no IFBA - polo Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Maria de Fátima Luz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0559705814438063pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Danilo Almeida-
dc.contributor.referee2Carvalho, Jucineide Lessa de-
dc.description.resumoEste trabalho acadêmico teve como objetivo investigar a relevância e a efetividade do Curso de Especialização DocentEPT do IFBA/Polo Salvador-BA, a partir do olhar dos egressos, em referência à sua formação e à sua práxis docente, bem como a experiência, durante o curso, dos docentes, tutores e coordenação da oferta 2023. O público-alvo da Especialização é composto por graduados da área de educação, em especial profissionais não licenciados que atuam na educação profissional e tecnológica (EPT), seja na docência ou na gestão, e que desejam atuar na EPT, nos cursos técnicos de nível médio das redes de educação profissional e tecnológica. Esse curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico de Curso, tem por objetivos: I - capacitar profissionais da educação da rede estadual dos entes federados para lecionar nos cursos da EPT, principalmente nos cursos técnicos de nível médio; II - corroborar com a produção e a difusão de conhecimento no que diz respeito à EPT como campo de estudos; III - promover a Educação a Distância como estratégia pedagógica, no contexto da EPT. Desse modo, considera-se de fundamental importância uma pesquisa que possa contribuir com a gestão do Curso, por meio de sua avaliação, na perspectiva dos egressos do IFBA/Polo Salvador-BA. Objetivou-se, portanto, colaborar com o fortalecimento do Curso, tendo em vista a oferta de novas turmas; bem como investigar acerca da experiência da práxis desses discentes. Este projeto inserese na Linha 2 -Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica - EPT, no contexto do Macroprojeto 5 - Organização do Currículo Integrado na EPT, do ProfEPT. Assim, esta pesquisa contempla a organização formativa dos discentes, através de uma abordagem qualitativa, quantitativa, bibliográfica e documental, envolvendo os egressos da rede federal, estadual e privada, por meio de questionários – não identificados – que foram aplicados via meio digital/e-mail, a fim de analisar se o referido curso, na avaliação dos egressos, participantes da pesquisa, contribuiu com a formação continuada desses graduados, bacharéis e/ou tecnólogos que atuam na EPT. Por fim é apresentado o Produto Educacional, um e-book, intitulado “Guia orientador de boas práticas na formação docente em EPT: aportes de pesquisa”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.relation.referencesNascimento, Rita de Cássia Barbosa. Avaliação, relevância e validade da pós-graduação: docência em EPT no IFBA - polo Salvador. 2025. 194 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - (ProfEPT) – Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - Salvador

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Rita de Cássia Barbosa Nascimento_ProfEPT.pdf2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional_Rita de Cássia Barbosa Nascimento_ProfEPT.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador