Campus Salvador Dissertações - Salvador
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/934
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Gamificação, mobilidade e suas aplicações na assistência estudantil
metadata.dc.creator: Morais, Juliana Alves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Diniz, Marcelo Vera Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Rios, Jocelma Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a discussão sobre as contribuições e benefícios da gamificação como estratégia de engajamento nos processos de trabalho atinentes à política de assistência estudantil no IFBA campus Salvador. A justificativa da escolha do tema se deu pela proximidade da autora com o Serviço Social, pelo fato de ser assistente social e pedagoga, áreas que dialogam e se complementam, somado ao interesse em trazer os elementos da gamificação como estratégia engajadora para a EPT, que ficou evidenciada com o uso massivo das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no e após o contexto pandêmico, que permitiu a continuidade do trabalho mantendo o distanciamento social. Para tanto, realizou-se pesquisa de intervenção, pesquisa exploratória com abordagem qualitativa a partir da realização de pesquisa bibliográfica, além de revisão de literatura, na perspectiva de responder ao questionamento central desta pesquisa: como engajar os estudantes do IFBA na compreensão da política de assistência estudantil, utilizando os recursos da gamificação como estratégia para otimizar e tornar mais atrativo o processo de seleção de bolsas e auxílios? A base bibliográfica desta pesquisa acadêmica foram ebooks, livros, legislações, periódicos Capes e repositórios Scielo e Google Acadêmico. Por fim, foi desenvolvido como produto educacional o “Guia Digital: orientações sobre a política de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia”, que foi validado por especialistas. O objetivo deste guia prático é o de contribuir com o trabalho das assistentes sociais que executam essa política no âmbito dos Institutos e Universidades Federais, bem como a compreensão por parte dos estudantes do ensino médio integrado que a política de assistência estudantil é direito do cidadão e dever do Estado.
Resumo: This paper addresses the discussion on the contributions and benefits of gamification as an engagement strategy in work processes related to student assistance policy at the IFBA Salvador campus. The choice of this topic was justified by the author's close relationship with Social Work, as a social worker and educator—fields that interact and complement each other—added to her interest in incorporating gamification elements as an engagement strategy for EPT, which was evidenced by the massive use of Information and Communication Technologies (ICT) during and after the pandemic, which allowed work to continue while maintaining social distancing. To this end, intervention research was conducted, exploratory research with a qualitative approach based on bibliographic research, and a literature review, with the aim of answering the central question of this research: how can IFBA students be engaged in understanding student assistance policy, using gamification resources as a strategy to optimize and enhance the selection process for scholarships and grants? The bibliographical basis for this academic research was e-books, books, legislation, Capes journals, and Scielo and Google Scholar repositories. Finally, the educational product developed was the "Digital Guide: Guidelines on the Student Assistance Policy of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Bahia," which was validated by experts. The objective of this practical guide is to contribute to the work of social workers who implement this policy within Federal Institutes and Universities, as well as to help integrated high school students understand that student assistance policy is a citizen's right and a duty of the state.
Palavras-chave: Gamificação
Assistência estudantil
Serviço social
Formação integral
TIC
Gamification
Student assistance
Social service
Comprehensive training
ICT
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: Morais, Juliana Alves de. Gamificação, mobilidade e suas aplicações na assistência estudantil. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) – Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/934
Data do documento: 10-Abr-2025
Aparece nas coleções:Dissertações - Salvador

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional_Juliana Alves de Morais_PROFEPT.pdf10.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissert_Juliana Alves de Morais_PROFEPT.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador