Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/933
metadata.dc.type: | Tese |
Título: | Deaf lives/ Vidas surdas: Role Playing Game (RPG) digital como perspectiva de letramento bilíngue para estudantes surdos |
metadata.dc.creator: | Silva, Aline da Cruz Porto |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nascimento Filho, Aloísio Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Begrow, Desirée De Vit |
metadata.dc.description.resumo: | Esta tese, intitulada “Deaf Lives/Vidas Surdas: Role Playing Game (RPG) digital como perspectiva de Letramento Bilíngue para estudantes Surdos”, investiga o potencial do jogo digital como instrumento pedagógico voltado ao letramento bilíngue de estudantes surdos, considerando a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa escrita como segunda. A pesquisa ancora-se na teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel) e na Análise Cognitiva (Burnham), articulando educação, tecnologia e práticas pedagógicas que valorizam a cultura visual e as especificidades linguísticas da comunidade surda. Utilizando uma abordagem qualitativa e participativa, foram realizadas oficinas formativas no formato de círculos de cultura, com uma turma do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA-BA). Os resultados indicam que o jogo Deaf Lives/Vidas Surdas contribuiu significativamente para o fortalecimento das habilidades linguísticas em Libras e no português escrito, ampliando os repertórios visuais e promovendo práticas de aprendizagem bilíngue significativas. Além disso, a pesquisa evidencia a necessidade urgente de políticas linguísticas eficazes, formação docente qualificada e desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues, como forma de garantir o direito à educação bilíngue, à acessibilidade e ao reconhecimento cultural e linguístico da comunidade surda. |
Resumo: | This dissertation, entitled “Deaf Lives/Vidas Surdas: Digital Role-Playing Game (RPG) as a Perspective of Bilingual Literacy for Deaf Students,” investigates the potential of the digital game as a pedagogical tool aimed at the bilingual literacy of Deaf students, considering Brazilian Sign Language (Libras) as the first language and written Portuguese as the second. The research is grounded in the theory of Meaningful Learning (Ausubel) and Cognitive Analysis (Burnham), articulating education, technology, and pedagogical practices that value visual culture and the linguistic specificities of the Deaf community. Using a qualitative and participatory approach, formative workshops were conducted in the format of culture circles with a class from the Specialized Educational Assistance (AEE) at the Association of Parents and Friends of the Hearing Impaired of Bahia (APADA-BA). The results indicate that the Deaf Lives/Vidas Surdas game significantly contributed to strengthening linguistic skills in Libras and written Portuguese, expanding visual repertoires, and promoting meaningful bilingual learning practices. Furthermore, the research highlights the urgent need for effective language policies, qualified teacher training, and the development of bilingual educational materials to ensure the right to bilingual education, accessibility, and the cultural and linguistic recognition of the Deaf community. |
Palavras-chave: | Role Playing Game - RPG Libras Língua portuguesa Letramento bilíngue Surdos Role-Playing Game - RPG Brazilian sign language - LIBRAS Portuguese language Bilingual literacy Deaf students |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTI-INSTITUCIONAL EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) |
metadata.dc.publisher.program: | Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) |
Citação: | SILVA, Aline da Cruz Porto. Deaf lives/ Vidas surdas: Role Playing Game (RPG) digital como perspectiva de letramento bilíngue para estudantes surdos. 2025. 401 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC/DMMDC), Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/933 |
Data do documento: | 11-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | Teses - Salvador |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Aline da Cruz Porto Silva_PPGDC.pdf | 8.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Ferramentas do administrador