Campus Salvador Teses - Salvador
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Aline da Cruz Porto-
dc.date.accessioned2025-09-30T14:48:01Z-
dc.date.available2025-09-11-
dc.date.available2025-09-30T14:48:01Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.citationSILVA, Aline da Cruz Porto. Deaf lives/ Vidas surdas: Role Playing Game (RPG) digital como perspectiva de letramento bilíngue para estudantes surdos. 2025. 401 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC/DMMDC), Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/933-
dc.description.abstractThis dissertation, entitled “Deaf Lives/Vidas Surdas: Digital Role-Playing Game (RPG) as a Perspective of Bilingual Literacy for Deaf Students,” investigates the potential of the digital game as a pedagogical tool aimed at the bilingual literacy of Deaf students, considering Brazilian Sign Language (Libras) as the first language and written Portuguese as the second. The research is grounded in the theory of Meaningful Learning (Ausubel) and Cognitive Analysis (Burnham), articulating education, technology, and pedagogical practices that value visual culture and the linguistic specificities of the Deaf community. Using a qualitative and participatory approach, formative workshops were conducted in the format of culture circles with a class from the Specialized Educational Assistance (AEE) at the Association of Parents and Friends of the Hearing Impaired of Bahia (APADA-BA). The results indicate that the Deaf Lives/Vidas Surdas game significantly contributed to strengthening linguistic skills in Libras and written Portuguese, expanding visual repertoires, and promoting meaningful bilingual learning practices. Furthermore, the research highlights the urgent need for effective language policies, qualified teacher training, and the development of bilingual educational materials to ensure the right to bilingual education, accessibility, and the cultural and linguistic recognition of the Deaf community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRole Playing Game - RPGpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLetramento bilínguept_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectRole-Playing Game - RPGpt_BR
dc.subjectBrazilian sign language - LIBRASpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectBilingual literacypt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.titleDeaf lives/ Vidas surdas: Role Playing Game (RPG) digital como perspectiva de letramento bilíngue para estudantes surdospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento Filho, Aloísio Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7401907691814937pt_BR
dc.contributor.referee1Begrow, Desirée De Vit-
dc.description.resumoEsta tese, intitulada “Deaf Lives/Vidas Surdas: Role Playing Game (RPG) digital como perspectiva de Letramento Bilíngue para estudantes Surdos”, investiga o potencial do jogo digital como instrumento pedagógico voltado ao letramento bilíngue de estudantes surdos, considerando a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa escrita como segunda. A pesquisa ancora-se na teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel) e na Análise Cognitiva (Burnham), articulando educação, tecnologia e práticas pedagógicas que valorizam a cultura visual e as especificidades linguísticas da comunidade surda. Utilizando uma abordagem qualitativa e participativa, foram realizadas oficinas formativas no formato de círculos de cultura, com uma turma do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA-BA). Os resultados indicam que o jogo Deaf Lives/Vidas Surdas contribuiu significativamente para o fortalecimento das habilidades linguísticas em Libras e no português escrito, ampliando os repertórios visuais e promovendo práticas de aprendizagem bilíngue significativas. Além disso, a pesquisa evidencia a necessidade urgente de políticas linguísticas eficazes, formação docente qualificada e desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues, como forma de garantir o direito à educação bilíngue, à acessibilidade e ao reconhecimento cultural e linguístico da comunidade surda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTI-INSTITUCIONAL EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC)pt_BR
dc.publisher.programDoutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC)pt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Aline da Cruz Porto. Deaf lives/ Vidas surdas: Role Playing Game (RPG) digital como perspectiva de letramento bilíngue para estudantes surdos. 2025. 401 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC/DMMDC), Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses - Salvador

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Aline da Cruz Porto Silva_PPGDC.pdf8.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador