Campus Salvador Teses - Salvador
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/933
metadata.dc.type: Tese
Título: Deaf lives/ Vidas surdas: Role Playing Game (RPG) digital como perspectiva de letramento bilíngue para estudantes surdos
metadata.dc.creator: Silva, Aline da Cruz Porto
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento Filho, Aloísio Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Begrow, Desirée De Vit
metadata.dc.description.resumo: Esta tese, intitulada “Deaf Lives/Vidas Surdas: Role Playing Game (RPG) digital como perspectiva de Letramento Bilíngue para estudantes Surdos”, investiga o potencial do jogo digital como instrumento pedagógico voltado ao letramento bilíngue de estudantes surdos, considerando a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa escrita como segunda. A pesquisa ancora-se na teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel) e na Análise Cognitiva (Burnham), articulando educação, tecnologia e práticas pedagógicas que valorizam a cultura visual e as especificidades linguísticas da comunidade surda. Utilizando uma abordagem qualitativa e participativa, foram realizadas oficinas formativas no formato de círculos de cultura, com uma turma do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA-BA). Os resultados indicam que o jogo Deaf Lives/Vidas Surdas contribuiu significativamente para o fortalecimento das habilidades linguísticas em Libras e no português escrito, ampliando os repertórios visuais e promovendo práticas de aprendizagem bilíngue significativas. Além disso, a pesquisa evidencia a necessidade urgente de políticas linguísticas eficazes, formação docente qualificada e desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues, como forma de garantir o direito à educação bilíngue, à acessibilidade e ao reconhecimento cultural e linguístico da comunidade surda.
Resumo: This dissertation, entitled “Deaf Lives/Vidas Surdas: Digital Role-Playing Game (RPG) as a Perspective of Bilingual Literacy for Deaf Students,” investigates the potential of the digital game as a pedagogical tool aimed at the bilingual literacy of Deaf students, considering Brazilian Sign Language (Libras) as the first language and written Portuguese as the second. The research is grounded in the theory of Meaningful Learning (Ausubel) and Cognitive Analysis (Burnham), articulating education, technology, and pedagogical practices that value visual culture and the linguistic specificities of the Deaf community. Using a qualitative and participatory approach, formative workshops were conducted in the format of culture circles with a class from the Specialized Educational Assistance (AEE) at the Association of Parents and Friends of the Hearing Impaired of Bahia (APADA-BA). The results indicate that the Deaf Lives/Vidas Surdas game significantly contributed to strengthening linguistic skills in Libras and written Portuguese, expanding visual repertoires, and promoting meaningful bilingual learning practices. Furthermore, the research highlights the urgent need for effective language policies, qualified teacher training, and the development of bilingual educational materials to ensure the right to bilingual education, accessibility, and the cultural and linguistic recognition of the Deaf community.
Palavras-chave: Role Playing Game - RPG
Libras
Língua portuguesa
Letramento bilíngue
Surdos
Role-Playing Game - RPG
Brazilian sign language - LIBRAS
Portuguese language
Bilingual literacy
Deaf students
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTI-INSTITUCIONAL EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC)
metadata.dc.publisher.program: Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC)
Citação: SILVA, Aline da Cruz Porto. Deaf lives/ Vidas surdas: Role Playing Game (RPG) digital como perspectiva de letramento bilíngue para estudantes surdos. 2025. 401 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC/DMMDC), Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/933
Data do documento: 11-Jul-2025
Aparece nas coleções:Teses - Salvador

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Aline da Cruz Porto Silva_PPGDC.pdf8.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador