Campus Salvador Teses - Salvador
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/929
metadata.dc.type: Tese
Título: O processo de curricularização da Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - Bahia
metadata.dc.creator: Almeida, Ana Patrícia Maia dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Wagner Teles de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barreto, Maria Raidalva Nery
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Eduardo Chagas
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Silvar Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, José Cláudio
metadata.dc.contributor.referee4: Reis, Leonardo Rangel dos
metadata.dc.contributor.referee5: Moreira, Lisiane Weber
metadata.dc.description.resumo: As recentes mudanças no tripé acadêmico das Instituições de Ensino Superior, que incluem a inserção da Extensão nas matrizes curriculares de todos os cursos de graduação — um processo conhecido como Curricularização da Extensão —, geraram uma reformulação substancial dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). Embora muitas instituições já tenham avançado na introdução dessa nova diretriz, outras ainda enfrentam desafios na sua plena inclusão. Esta tese se propõe a investigar o processo de implementação da curricularização da extensão na matriz curricular dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia. A pesquisa justifica-se pela importância de acompanhar de forma peculiar e detalhada a efetivação dessa implantação na UEFS. É fundamental avaliar os pontos positivos, negativos, dificuldades, necessidades e os resultados advindos desse processo, especialmente por se tratar de uma instituição estadual situada na região Nordeste do Brasil. O diferencial deste estudo reside no acompanhamento da implementação em tempo real, analisando as adequações específicas da UEFS para tornar o processo viável à sua comunidade acadêmica e externa, e se os objetivos originais da medida são contemplados. A tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento, na linha de pesquisa "Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação". Esta linha investiga a geração do conhecimento e sua relação com diferentes linguagens, processos cognitivos e informacionais, buscando aprofundar as relações entre criatividade, construção, comunicação e codificação do conhecimento. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia empregada consistiu em uma pesquisa aplicada e exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de formulários online e entrevistas, utilizando a triangulação de dados para uma compreensão aprofundada dos eventos comportamentais e do problema em seu contexto. Essa abordagem visou analisar o espaço e o cenário onde as ferramentas de curricularização são aplicadas no contexto econômico da UEFS, ponderando sua viabilidade, alcance, propagação e disseminação do conhecimento. Os resultados obtidos evidenciam a importância do acompanhamento contínuo da implementação da curricularização da extensão. Para tal, a pesquisa propõe a criação da Rede Interna de Pesquisa Avançada em Extensão (RIPAE), envolvendo pesquisadores da UEFS (docentes, técnicos, analistas universitários e estudantes). Essa rede visa não apenas discutir a Extensão internamente, mas também estabelecer colaborações com outras instituições (estaduais e federais) para desenvolver estudos interdisciplinares sobre o tema, contribuindo para o avanço do conhecimento e aprimoramento das práticas extensionistas.
Resumo: Recent shifts in the academic tripod of Higher Education Institutions, including the integration of Extension activities into the curricula of all undergraduate courses—a process known as Extension Curricularization—have led to a substantial reformulation of Course Pedagogical Projects (PPCs). While many institutions have progressed in adopting this new directive, others still face challenges in its full implementation. This thesis aims to investigate the implementation process of extension curricularization within the undergraduate course curricula at the State University of Feira de Santana (UEFS), Bahia. The research is justified by the importance of peculiarly and thoroughly monitoring the actualization of this implementation at UEFS. It is crucial to evaluate the positive and negative aspects, difficulties, needs, and outcomes of this process, especially as it pertains to a state institution located in Brazil's Northeast region. This study's unique contribution lies in its real-time monitoring of the implementation, analyzing UEFS's specific adaptations to make the process viable for its academic and external communities, and assessing whether the measure's original objectives are being met. The thesis is linked to the Postgraduate Program in Knowledge Diffusion, within the research line "Knowledge Construction: Cognition, Languages, and Information." This line investigates knowledge generation and its relationship with different languages, cognitive, and informational processes, seeking to deepen the connections among creativity, knowledge construction, languages that enable its communication, and its encoding as information and learning. To achieve the proposed objectives, the methodology employed involved applied and exploratory research with a qualitative approach. Data was collected through online forms and interviews, utilizing data triangulation for a deep understanding of behavioral events and the problem in its context. This approach aimed to analyze the environment and scenario where curricularization tools are applied within UEFS's economic context, weighing their viability, reach, propagation, and knowledge dissemination during the implementation process. The results highlight the significance of continuous monitoring of extension curricularization implementation. To this end, the research proposes the creation of the Internal Network for Advanced Research in Extension (RIPAE), involving UEFS researchers (faculty, technical and university analysts, and students). This network seeks not only to discuss Extension internally but also to establish collaborations with other institutions (state and federal) to develop interdisciplinary studies on the topic, contributing to the advancement of knowledge and the enhancement of extension practices.
Los cambios recientes en el trípode académico de las Instituciones de Educación Superior, que incluyen la inserción de la Extensión en las matrices curriculares de todos los cursos de pregrado —un proceso conocido como Curricularización de la Extensión—, han generado una reformulación sustancial de los Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC). Aunque muchas instituciones ya han avanzado en la introducción de esta nueva directriz, otras aún enfrentan desafíos para su plena inclusión. Esta tesis se propone investigar el proceso de implementación de la curricularización de la extensión en la matriz curricular de los cursos de pregrado de la Universidad Estatal de Feira de Santana (UEFS), Bahía. La investigación se justifica por la importancia de acompañar de forma peculiar y detallada la efectividad de esta implementación en la UEFS. Es fundamental evaluar los puntos positivos, negativos, dificultades, necesidades y los resultados derivados de este proceso, especialmente por tratarse de una institución estatal ubicada en la región Nordeste de Brasil. El diferencial de este estudio reside en el seguimiento de la implementación en tiempo real, analizando las adecuaciones específicas de la UEFS para hacer el proceso viable para su comunidad académica y externa, y si los objetivos originales de la medida son contemplados. La tesis está vinculada al Programa de Posgrado en Difusión del Conocimiento, en la línea de investigación "Construcción del Conocimiento: Cognición, Lenguajes e Información". Esta línea investiga la generación del conocimiento y su relación con diferentes lenguajes, procesos cognitivos e informacionales, buscando profundizar las relaciones entre creatividad, construcción, comunicación y codificación del conocimiento. Para alcanzar los objetivos propuestos, la metodología empleada consistió en una investigación aplicada y exploratoria, con enfoque cualitativo. Los datos fueron recolectados mediante formularios en línea y entrevistas, utilizando la triangulación de datos para una comprensión profunda de los eventos conductuales y del problema en su contexto. Este enfoque buscó analizar el espacio y el escenario donde las herramientas de curricularización se aplican en el contexto económico de la UEFS, ponderando su viabilidad, alcance, propagación y diseminación del conocimiento. Los resultados obtenidos evidencian la importancia del acompañamiento continuo de la implementación de la curricularización de la extensión. Para ello, la investigación propone la creación de la Red Interna de Investigación Avanzada en Extensión (RIPAE), involucrando a investigadores de la UEFS (docentes, técnicos, analistas universitarios y estudiantes). Esta red tiene como objetivo no solo discutir la Extensión internamente, sino también establecer colaboraciones con otras instituciones (estatales y federales) para desarrollar estudios interdisciplinarios sobre el tema, contribuyendo al avance del conocimiento y a la mejora de las prácticas extensionistas.
Palavras-chave: Curricularização
Extensão
UEFS
Atividades de extensão
Estudo de caso
Curricularization
Extension
UEFS
Extension Activities
Case study
Curricularización
Extensión
UEFS
Actividades de extensión
Estudio de caso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTI-INSTITUCIONAL EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC)
metadata.dc.publisher.program: Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC)
Citação: ALMEIDA. Ana Patrícia Maia dos Santos. O processo de curricularização da Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – BAHIA. 2025. 214 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC), Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/929
Data do documento: 9-Jul-2025
Aparece nas coleções:Teses - Salvador

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_ANA PATRÍCIA MAIA DOS SANTOS ALMEIDA_ PPGDC.pdf5.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador