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https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/928
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | O trabalho como princípio educativo e terapêutico em uma comunidade terapêutica (CT): práticas cotidianas e laborais como resgate de si e busca dos laços sociais |
metadata.dc.creator: | Santos, Darlene Leite Dias |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reis, Leonardo Rangel dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Reis, Leonardo Rangel dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Danilo Almeida |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barreto, Maria Raidalva Nery |
metadata.dc.contributor.referee4: | Oliveira, Alysson André Régis |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o impacto do entendimento do trabalho como princípio educativo e terapêutico, por meio de uma oficina pedagógica, enquanto auxílio no acolhimento das mulheres residentes na Comunidade Terapêutica. O estudo dialoga com a Educação Profissional e Tecnológica e os espaços não formais de aprendizagens que emergem sob o viés da educação da atenção. Tornou-se relevante refletir sobre a relação entre esse território, que embora não esteja inserido formalmente nesta modalidade de ensino, utiliza o trabalho como um dos eixos estruturantes nos seus movimentos terapêuticos, explorando a relação entre o trabalho, a educação e a ressocialização. O desafio foi compreender como os elementos dessa abordagem educacional podem dialogar nesse contexto, tensionados pelos limites da formação que ocorre fora das estruturas escolares tradicionais, destacando a potência educativa dos itinerários não formais e cotidianos. Assim, a discussão do trabalho como princípio educativo e terapêutico se apresenta como um meio possível para a compreensão das dimensões formativas presentes na experiência cotidiana, observando a legislação, aspectos teóricos da educação, e a própria lógica de funcionamento da comunidade terapêutica como um espaço educativo. A pesquisa fez uso da metodologia qualitativa centrada na cartografia que permitiu captar as expressões subjetivas e relacionais das acolhidas no dia a dia do acolhimento, observando como as atividades diárias podem ressignificar trajetórias marcadas pela vulnerabilidade e drogadição. Assim, foram utilizadas as técnicas de observação participativa, análise documental da instituição, e ao longo da colheita de dados foram realizadas 09 entrevistas semiestruturadas com as residentes, na faixa etária entre os 19 e 50 anos, sem restrição de escolaridade. Dessa maneira, favoreceu a construção de narrativas que evidenciam os enfrentamentos e potencialidades desse contexto. Desse modo, a oficina Laços de Recomeço representa a materialização do Produto Educacional, dispositivo esse de apoio direcionado para as residentes no processo de reconstrução de sentidos com o propósito de ampliar suas reflexões sobre o trabalho promovendo um ‘espaçotempo’ de aprendizado, experimentação e conexão afetiva. Os resultados indicam que a ação produtiva, quando ressignificada, terapêutica e pedagogicamente, fortalece os processos de transformação pessoal e reinserção social. O estudo também contribui para o campo da Educação Profissional e Tecnológica ao ampliar o entendimento sobre práticas educativas fora do modelo formal, destacando que o trabalho, quando intencionalmente orientado por princípios pedagógicos e humanistas, pode gerar formação integral, autonomia e parti cipação cidadã. Além disso, desafia a lógica tradicional da dualidade estrutural da educação ao demonstrar que o aprender fazendo em situações da vida real tem valor formativo genuíno e transformador, atingindo, com isso, os objetivos da pesquisa. |
Resumo: | This research aimed to analyze the impact of understanding work as an educational and therapeutic principle, through a pedagogical workshop, while supporting the reception of women living in the Therapeutic Community. The study engages with Professional and Technological Education and the informal learning spaces that emerge from the perspective of care education. It became relevant to reflect on the relationship between this territory, which, although not formally included in this teaching modality, uses work as one of the structuring axes in its therapeutic movements, exploring the relationship between work, education, and resocialization. The challenge was to understand how the elements of this educational approach can interact in this context, strained by the limits of training that occurs outside traditional school structures, highlighting the educational potential of informal and everyday itineraries. Thus, the discussion of work as an educational and therapeutic principle presents itself as a possible means for understanding the formative dimensions present in everyday experience, observing legislation, theoretical aspects of education, and the very logic of how the therapeutic community operates as an educational space. The research used a qualitative methodology centered on cartography, which allowed us to capture the subjective and relational expressions of the residents in their daily lives, observing how daily activities can reframe trajectories marked by vulnerability and drug addiction. Thus, participatory observation techniques and institutional document analysis were used, and throughout the data collection, nine semi-structured interviews were conducted with the residents, aged between 19 and 50, regardless of educational level. This facilitated the construction of narratives that highlight the challenges and potential of this context. Thus, the Laços de Recomeço workshop represents the embodiment of the Educational Product, a support device aimed at residents in the process of reconstructing meanings, aiming to broaden their reflections on work by fostering a "space-time" for learning, experimentation, and emotional connection. The results indicate that productive action, when reframed therapeutically and pedagogically, strengthens the processes of personal transformation and social reintegration. The study also contributes to the field o f Professional and Technological Education by expanding the understanding of educational practices outside the formal model, highlighting that work, when intentionally guided by pedagogical and humanistic principles, can generate comprehensive development, autonomy, and civic participation. Furthermore, it challenges the traditional logic of the structural duality of education by demonstrating that learning by doing in real-life situations has genuine and transformative formative value, thereby achieving the research objectives. |
Palavras-chave: | Educação Profissional e Tecnológica Trabalho com princípio educativo e terapêutico Espaços não formais de educação Comunidade terapêutica Professional and technological education Therapeutic community non-formal educational spaces Work as an educational and therapeutic principle |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | SANTOS, D. L. D. O trabalho como princípio educativo e terapêutico em uma comunidade terapêutica (CT): práticas cotidianas e laborais como resgate de si e busca dos laços sociais. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/928 |
Data do documento: | 9-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Salvador |
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