Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/925
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de matemática por meio da leitura de narrativas literárias: construção de uma sequência sidática de análise combinatória para o 3° ano do Ensino Médio |
metadata.dc.creator: | Silva, Brena Reis da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Diogo Soares Dórea da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Lino, Marcelo de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Diogo Soares Dórea da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lino, Marcelo de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Camelo, Franksilane Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee4: | Moura, Louize Lidiane Lima de |
metadata.dc.description.resumo: | A dificuldade em leitura e intepretação por parte dos estudantes da Educação Básica frequentemente prejudica a compreensão em Matemática. Em virtude disso, o presente trabalho tem o objetivo de investigar como o ensino de Matemática, por meio da leitura de narrativas literárias, pode contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes. Ao oferecer novas perspectivas para a compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos, a pesquisa promove uma abordagem interdisciplinar que valoriza a leitura e a interpretação textual como ferramentas essenciais no processo educativo. Para atingir esse objetivo, optamos por uma abordagem qualitativa, que destaca a subjetividade das questões discutidas e explora novas possibilidades. A metodologia inclui uma pesquisa bibliográfica inicial para levantamento de dados sobre leitura, interpretação e Matemática, seguida por uma análise comparativa das teorias existentes sobre a integração de obras literárias no ensino de Matemática e suas implicações para a construção de sentido. Além disso, foi realizada uma análise de diversas obras literárias para explorar como a Matemática está integrada a essas narrativas. Os estudos analisados apontam que a prática da leitura de textos literários pode favorecer a aprendizagem ao contextualizar os conceitos matemáticos e estimular o raciocínio lógico. Por fim, a partir desses achados, foi elaborada uma Sequência Didática que propõe atividades baseadas no livro “O Castelo dos Destinos Cruzados” de Italo Calvino, com o propósito de incentivar a leitura e a interpretação textual e matemática. |
Resumo: | The reading and interpretation difficulties on the part of Basic Education students often hinder their understanding of Mathematics. In light of this, the present study aims to investigate how the teaching of Mathematics, through the reading of literary narratives, can contribute to students' learning process. By offering new perspectives for the understanding and application of mathematical concepts, the research promotes an interdisciplinary approach that values reading and textual interpretation as essential tools in the educational process. To achieve this goal, we have adopted a qualitative approach, which highlights the subjectivity of the discussed issues and explores new possibilities. The methodology includes an initial bibliographic review to gather data on reading, interpretation, and Mathematics, followed by a comparative analysis of existing theories on the integration of literary works in Mathematics Education and their implications for meaning making. Additionally, an analysis of various literary works was conducted to explore how Mathematics is integrated into these narratives. The studies analyzed indicate that the practice of reading literary texts can enhance learning by contextualizing mathematical concepts and stimulating logical reasoning. Finally, based on these findings, a Didactic Sequence was developed, proposing activities based on the book “The Castle of Crossed Destinies” by Italo Calvino, with the aim of encouraging both reading and textual and mathematical interpretation. |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática: práticas de leituras Sequência Didática Análise combinatória Educação Básica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ensino Superior/Licenciatura |
Citação: | SILVA, Brena Reis da. O ensino de Matemática por meio da leitura de narrativas literárias: construção de uma sequência didática de análise combinatória para o 3° ano do Ensino Médio.2025. 66f. TCC (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/925 |
Data do documento: | 8-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Valença |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Brena Reiss- O Ensino ....pdf | TCC | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Ferramentas do administrador