Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Valença
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/925
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de matemática por meio da leitura de narrativas literárias: construção de uma sequência sidática de análise combinatória para o 3° ano do Ensino Médio
metadata.dc.creator: Silva, Brena Reis da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Diogo Soares Dórea da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lino, Marcelo de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Diogo Soares Dórea da
metadata.dc.contributor.referee2: Lino, Marcelo de Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Camelo, Franksilane Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee4: Moura, Louize Lidiane Lima de
metadata.dc.description.resumo: A dificuldade em leitura e intepretação por parte dos estudantes da Educação Básica frequentemente prejudica a compreensão em Matemática. Em virtude disso, o presente trabalho tem o objetivo de investigar como o ensino de Matemática, por meio da leitura de narrativas literárias, pode contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes. Ao oferecer novas perspectivas para a compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos, a pesquisa promove uma abordagem interdisciplinar que valoriza a leitura e a interpretação textual como ferramentas essenciais no processo educativo. Para atingir esse objetivo, optamos por uma abordagem qualitativa, que destaca a subjetividade das questões discutidas e explora novas possibilidades. A metodologia inclui uma pesquisa bibliográfica inicial para levantamento de dados sobre leitura, interpretação e Matemática, seguida por uma análise comparativa das teorias existentes sobre a integração de obras literárias no ensino de Matemática e suas implicações para a construção de sentido. Além disso, foi realizada uma análise de diversas obras literárias para explorar como a Matemática está integrada a essas narrativas. Os estudos analisados apontam que a prática da leitura de textos literários pode favorecer a aprendizagem ao contextualizar os conceitos matemáticos e estimular o raciocínio lógico. Por fim, a partir desses achados, foi elaborada uma Sequência Didática que propõe atividades baseadas no livro “O Castelo dos Destinos Cruzados” de Italo Calvino, com o propósito de incentivar a leitura e a interpretação textual e matemática.
Resumo: The reading and interpretation difficulties on the part of Basic Education students often hinder their understanding of Mathematics. In light of this, the present study aims to investigate how the teaching of Mathematics, through the reading of literary narratives, can contribute to students' learning process. By offering new perspectives for the understanding and application of mathematical concepts, the research promotes an interdisciplinary approach that values reading and textual interpretation as essential tools in the educational process. To achieve this goal, we have adopted a qualitative approach, which highlights the subjectivity of the discussed issues and explores new possibilities. The methodology includes an initial bibliographic review to gather data on reading, interpretation, and Mathematics, followed by a comparative analysis of existing theories on the integration of literary works in Mathematics Education and their implications for meaning making. Additionally, an analysis of various literary works was conducted to explore how Mathematics is integrated into these narratives. The studies analyzed indicate that the practice of reading literary texts can enhance learning by contextualizing mathematical concepts and stimulating logical reasoning. Finally, based on these findings, a Didactic Sequence was developed, proposing activities based on the book “The Castle of Crossed Destinies” by Italo Calvino, with the aim of encouraging both reading and textual and mathematical interpretation.
Palavras-chave: Ensino de Matemática: práticas de leituras
Sequência Didática
Análise combinatória
Educação Básica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
Citação: SILVA, Brena Reis da. O ensino de Matemática por meio da leitura de narrativas literárias: construção de uma sequência didática de análise combinatória para o 3° ano do Ensino Médio.2025. 66f. TCC (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/925
Data do documento: 8-Abr-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Valença

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Brena Reiss- O Ensino ....pdfTCC1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador