Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Marlon Silva do | - |
dc.creator | Luz, Allanderson Leader Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-30T14:26:57Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11 | - |
dc.date.available | 2025-09-30T14:26:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, M.S.; LUZ, A. L. S. A aprendizagem de ângulos através da pavimentação do plano com ladrilhos: experimentação e prática de sala de aula. Salvador, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/923 | - |
dc.description.abstract | The objective of this research is to investigate how students understand and learn the concepts of angles through experimentation with tiles. The theoretical foundation is based on Skovsmose's (2001) studies, which underpin Critical Mathematics Education (CME) and advocate for contextualized learning connected to real-life situations, promoting the development of critical and cognitive skills. It also draws on Kolb's (1984) experiential learning theory, which suggests that learning is a cyclical process involving concrete experience, observation, conceptualization, and experimentation. The methodology employed involved a qualitative approach and was conducted with an 8th-grade class in a public school within the Médio Rio das Contas municipal education network. Data collection was carried out through observation and students' reports during workshops. The analysis was based on students' responses, their interactions, and the strategies developed to solve the proposed activities. The main results highlight the importance of practical and interactive activities for understanding abstract concepts such as angles, demonstrating that experimentation with tiles aids students in grasping geometric concepts. This study contributes to the development of teaching methodologies that integrate geometry with practical activities, promoting more meaningful and contextualized learning for students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Artigo não publicado | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Ângulos | pt_BR |
dc.subject | Ladrilho | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Tiles | pt_BR |
dc.subject | Angles | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem de ângulos através da pavimentação do plano com ladrilhos: experimentação e prática de sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning angles through plane tiling: experimentation and classroom practice | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é investigar como estudantes entendem e aprendem os conceitos de ângulos por meio da experimentação com ladrilhos. O alicerce teórico baseia-se nos estudos de Skovsmose (2001) que fundamenta a Educação Matemática Crítica (EMC) e defende uma aprendizagem contextualizada e conectada a situações reais, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e cognitivas e na aprendizagem experiencial de Kolb (1984), que sugere que o aprendizado é um processo cíclico que envolve experiência concreta, observação, conceituação e a experimentação. A metodologia empregada envolveu uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental em um colégio público da rede municipal de ensino do território Médio Rio das Contas. A coleta de dados aconteceu por meio da observação e dos relatos dos discentes durante as oficinas. A análise foi realizada com base nas respostas de estudantes, na interação e nas estratégias montadas para resolver as atividades propostas. Os principais resultados destacam a importância de atividades práticas e interativas para o entendimento de conceitos abstratos como ângulos, mostrando que a experimentação com ladrilhos contribui para o entendimento dos conceitos geométricos por estudantes. Este estudo contribui para o desenvolvimento de metodologias de ensino que integrem a geometria com atividades práticas, promovendo um aprendizado mais significativo e contextualizado para estudante | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFBA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos - Salvador |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Versao_Final___Marlon.pdf | 499.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Ferramentas do administrador