Campus Salvador Dissertações - Salvador
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metadata.dc.type: Dissertação
Título: O jogo digital "sonho de liberdade" como instrumento de construção de conhecimento para a relação entre raça e trabalho no Brasil
metadata.dc.creator: Souza, Daiane dos Santos Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Brito, Celso Eduardo
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Celso Eduardo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Danilo Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Eliane Santana de Souza
metadata.dc.description.resumo: A utilização de tecnologias digitais pode funcionar como estratégia pedagógica para sistematizar os mais diferentes conteúdos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), favorecendo processos inovadores de ensino e aprendizagem. Considerando isso, o presente trabalho analisa o uso de um jogo digital como ferramenta para o debate acerca das relações étnico-raciais na EPT. A pesquisa entende o trabalho como princípio educativo e a educação profissional como possibilidade de formação integral e crítica dos sujeitos. Além disso, a Teoria da Abordagem Instrumental é utilizada como base teórica que fundamenta a análise de ferramentas tecnológicas que promovem a mediação de saberes em processos de ensino e aprendizagem. O estudo tem natureza qualitativa e inclui pesquisa bibliográfica, aplicação do jogo com estudantes do Ensino Médio Integrado e análise dos escritos oriundos da Roda de Conversa com os discentes. A pré-análise, exploração do material e organização dos dados foi feita com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). O jogo “Sonho de Liberdade”, produzido através da plataforma RPG Maker MV, é um gamedo gênero RPG (Role-Playing Game/Jogo de representação de papéis) e funcionará como produto educacional juntamente com uma Sequência Didática (para orientar a utilização do mesmo por professores). O produto educacional “Sonho de Liberdade” constituiu-se como um instrumento de aprendizagem atrativo entre os participantes da pesquisa, permitindo o acesso à temática raça e trabalho no Brasil e mostrando-se útil como recurso didático em processos de ensino e aprendizagens entre jovens do Ensino Médio Integrado e outras modalidades da EPT ou Educação Básica.
Resumo: The use of digital technologies can function as a pedagogical strategy to systematize the most diverse contents in Professional and Technological Education (EPT), favoring innovative teaching and learning processes. Considering this, this paper analyzes the use of a digital game as a tool for the debate about ethnic-racial relations in EPT. The research understands work as an educational principle and professional education as a possibility for the integral and critical formation of the subjects. In addition, the Theory of the Instrumental Approach is used as a theoretical basis that underpins the analysis of technological tools that promote the mediation of knowledge in teaching and learning processes. The study is qualitative in nature and includes bibliographical research, application of the game with students of Integrated High School and analysis of the writings originating from the Conversation Circle with the students. The pre-analysis, exploration of the material and organization of the data were based on Bardin's Content Analysis (2016). The game “Sonho de Liberdade”, produced through the RPG Maker MV platform, is a game of the RPG (Role-Playing Game) genre and will function as an educational product together with a Didactic Sequence (to guide its use by teachers). The educational product “Sonho de Liberdade” constituted itself as an attractive learning instrument among the research participants, allowing access to the theme of race and work in Brazil and proving to be useful as a didactic resource in teaching and learning processes among young people in Integrated High School and other EPT or Basic Education modalities.
Palavras-chave: Educação para as relações étnico-raciais
Abordagem Instrumental
Jogos digitais
Educação Profissional e Tecnológica
Professional and Technological Education
Digital games
Instrumental Approach
Education for ethnic-racial relations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: Anhanguera
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: Souza, D.S.N. O jogo digital "sonho de liberdade" como instrumento de construção de conhecimento para a relação entre raça e trabalho no Brasil. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/840
Data do documento: 11-Abr-2025
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