Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Daiane dos Santos Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-18T21:16:17Z | - |
dc.date.available | 2025-05-29 | - |
dc.date.available | 2025-07-18T21:16:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.identifier.citation | Souza, D.S.N. O jogo digital "sonho de liberdade" como instrumento de construção de conhecimento para a relação entre raça e trabalho no Brasil. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/840 | - |
dc.description.abstract | The use of digital technologies can function as a pedagogical strategy to systematize the most diverse contents in Professional and Technological Education (EPT), favoring innovative teaching and learning processes. Considering this, this paper analyzes the use of a digital game as a tool for the debate about ethnic-racial relations in EPT. The research understands work as an educational principle and professional education as a possibility for the integral and critical formation of the subjects. In addition, the Theory of the Instrumental Approach is used as a theoretical basis that underpins the analysis of technological tools that promote the mediation of knowledge in teaching and learning processes. The study is qualitative in nature and includes bibliographical research, application of the game with students of Integrated High School and analysis of the writings originating from the Conversation Circle with the students. The pre-analysis, exploration of the material and organization of the data were based on Bardin's Content Analysis (2016). The game “Sonho de Liberdade”, produced through the RPG Maker MV platform, is a game of the RPG (Role-Playing Game) genre and will function as an educational product together with a Didactic Sequence (to guide its use by teachers). The educational product “Sonho de Liberdade” constituted itself as an attractive learning instrument among the research participants, allowing access to the theme of race and work in Brazil and proving to be useful as a didactic resource in teaching and learning processes among young people in Integrated High School and other EPT or Basic Education modalities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Instrumental | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.subject | Digital games | pt_BR |
dc.subject | Instrumental Approach | pt_BR |
dc.subject | Education for ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.title | O jogo digital "sonho de liberdade" como instrumento de construção de conhecimento para a relação entre raça e trabalho no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brito, Celso Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6238772305280304 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brito, Celso Eduardo | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Danilo Almeida | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Eliane Santana de Souza | - |
dc.description.resumo | A utilização de tecnologias digitais pode funcionar como estratégia pedagógica para sistematizar os mais diferentes conteúdos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), favorecendo processos inovadores de ensino e aprendizagem. Considerando isso, o presente trabalho analisa o uso de um jogo digital como ferramenta para o debate acerca das relações étnico-raciais na EPT. A pesquisa entende o trabalho como princípio educativo e a educação profissional como possibilidade de formação integral e crítica dos sujeitos. Além disso, a Teoria da Abordagem Instrumental é utilizada como base teórica que fundamenta a análise de ferramentas tecnológicas que promovem a mediação de saberes em processos de ensino e aprendizagem. O estudo tem natureza qualitativa e inclui pesquisa bibliográfica, aplicação do jogo com estudantes do Ensino Médio Integrado e análise dos escritos oriundos da Roda de Conversa com os discentes. A pré-análise, exploração do material e organização dos dados foi feita com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). O jogo “Sonho de Liberdade”, produzido através da plataforma RPG Maker MV, é um gamedo gênero RPG (Role-Playing Game/Jogo de representação de papéis) e funcionará como produto educacional juntamente com uma Sequência Didática (para orientar a utilização do mesmo por professores). O produto educacional “Sonho de Liberdade” constituiu-se como um instrumento de aprendizagem atrativo entre os participantes da pesquisa, permitindo o acesso à temática raça e trabalho no Brasil e mostrando-se útil como recurso didático em processos de ensino e aprendizagens entre jovens do Ensino Médio Integrado e outras modalidades da EPT ou Educação Básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | Anhanguera | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Salvador |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Daiane Souza - versão final (1).pdf | 5.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Ferramentas do administrador