Campus Barreiras Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Wescley Gabriel Pereira Dias-
dc.date.accessioned2025-06-16T17:50:38Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-06-16T17:50:38Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/832-
dc.description.abstractThis work aims to present Tuná – Rio Corrente Environmental Education Center, an initiative focused on promoting environmental education, sustainable urban development, and the preservation of natural resources in Corrente, Piauí. The study adopts a qualitative approach, based on bibliographic research and an analysis of theregion’s socio-environmental context. The architectural project seeksto integrate educational, scientific, and community-based actions tostrengthen ecological awareness and the appreciation of local ecosystems, especially those associated with the Rio Corrente. Itsproposal is grounded in interdisciplinarity and the multifunctionality of the buildings, specifically as a bio-interactive model. Furthermore, Tuná is embedded in the context of urban planningand biointeraction with the environment, aligning itself with environmental public policies and promoting practices that minimize ecological impacts. The architectural proposal high lights the importance of the center as a tool for socio-environmental transformation, encouraging community participation and establishing itself as a space for innovation and a reference insustainable practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subjectArquitetura Sustentávelpt_BR
dc.subjectRio Corrente - Corrente, Piauípt_BR
dc.subjectBiointeraçãopt_BR
dc.titleTuná: Centro de Educação Ambiental Rio Correntept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005644259205077pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Delânia Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205758506218184pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar o Tuná – Centro de Educação Ambiental Rio Corrente , uma iniciativa voltada à promoção da educação ambiental, do desenvolvimento urbano sustentável e da preservação dos recursos naturais em Corrente, Piauí. O estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e análise do contexto socioambiental da região. O Projeto Arquitetônico busca integrar ações educativas, científicas e comunitárias para fortalecer a conscientização ecológica e a valorização dos ecossistemas locais, especialmente os associados ao Rio Corrente. Sua proposta fundamenta-se na interdisciplinaridade e na multifuncionalidade das edificações, especificamente como um modelo biointerativo. Além disso, o Tuná se insere no contexto do planejamento urbano e a biointeração com o meio, alinhando-se às políticas públicas ambientais e promovendo práticas que minimizem os impactos ecológicos. A proposta arquitetônica destaca a importância do centro como ferramenta de transformação socio ambiental, incentivando a participação comunitária e consolidando-se como um espaço de inovação e referência em práticas sustentáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Wescley Brito.pdf87.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador