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https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/800
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | + Egressos: modelagem de sistema de acompanhamento de egressos para o Curso de Licenciatura em Computação do IFBA Campus Santo Amaro. |
metadata.dc.creator: | Amaral, Douglas Botelho do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santiago, Ana Conceição Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santiago, Ana Conceição Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Aline Ferreira Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cavalcante, Tarsio Ribeiro |
metadata.dc.description.resumo: | O acompanhamento de egressos é uma prática crescente e essencial nas Instituições de Ensino Superior (IES), pois permite avaliar a inserção dos ex-alunos no mercado de trabalho e o impacto da formação acadêmica em suas trajetórias profissionais. No Brasil, essa necessidade foi reforçada por diretrizes como as do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que valoriza a comunicação contínua com egressos como um aspecto fundamental para a avaliação institucional e para a melhoria dos cursos. Esse acompanhamento fornece dados valiosos para que as instituições ajustem seus currículos às demandas do mercado e aprimorem a qualidade de ensino. Com base nessa necessidade, o presente trabalho tem como objetivo propor a construção de um sistema web para o acompanhamento de egressos do curso de Licenciatura em Computação do IFBA, Campus Santo Amaro. A partir de uma revisão bibliográfica de estudos institucionais e sistemas semelhantes, foram identificadas diretrizes e boas práticas para a criação de um sistema que atenda às necessidades de monitoramento dos ex-alunos e possibilite a autoavaliação contínua da instituição. Conforme a Constituição Federal de 1988, no art. 205, a educação deve ser incentivada e promovida com a colaboração da sociedade. Adicionalmente, o SINAES, instituído pela Lei nº 10.861/2004, prevê a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, destacando a necessidade de comunicação com a sociedade e o acompanhamento de egressos como fatores essenciais para a avaliação institucional. A modelagem do sistema proposto, de maneira equilibrada com a Linguagem de Modelagem Unificada (UML), fornecerá uma base sólida para o desenvolvimento futuro em qualquer metodologia de software, tradicional ou ágil, permitindo que a instituição colete dados relevantes sobre a trajetória profissional dos egressos e promova melhorias contínuas no curso de Licenciatura em Computação, fortalecendo o vínculo entre a instituição e a sociedade. |
Resumo: | Monitoring alumni is a growing and essential practice in Higher Education Institutions (HEIs), as it allows for the assessment of the insertion of former students in the job market and the impact of academic training on their professional trajectories. In Brazil, this need has been reinforced by guidelines such as those of the National Higher Education Assessment System (SINAES), which values continuous communication with alumni as a fundamental aspect for institutional assessment and course improvement. This monitoring provides valuable data for institutions to adjust their curricula to market demands and improve the quality of teaching. Based on this need, this paper aims to propose the construction of a web system for monitoring alumni of the Bachelor's Degree in Computer Science at IFBA, Santo Amaro Campus. Based on a bibliographic review of institutional studies and similar systems, guidelines and good practices were identified for the creation of a system that meets the monitoring needs of alumni and enables the continuous self-assessment of the institution. According to the Federal Constitution of 1988, in art. 205, education must be encouraged and promoted with the collaboration of society. Additionally, SINAES, established by Law No. 10.861/2004, provides for the improvement of the quality of undergraduate courses, highlighting the need for communication with society and monitoring of graduates as essential factors for institutional evaluation. The modeling of the proposed system, in a balanced manner with the Unified Modeling Language (UML), will provide a solid basis for future development in any software methodology, traditional or agile, allowing the institution to collect relevant data on the professional trajectory of graduates and promote continuous improvements in the Bachelor's Degree in Computing course, strengthening the bond between the institution and society. |
Palavras-chave: | Engenharia de software Software - Desenvolvimento UML (Computação) Ensino superior – Ex-alunos – Avaliação Avaliação educacional Formação profissional Mercado de trabalho Sistemas de recuperação da informação – Educação Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Brasil) |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ensino Superior/Licenciatura |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Computação |
Citação: | Amaral, Douglas Botelho do. + Egressos: modelagem de sistema de acompanhamento de egressos para o Curso de Licenciatura em Computação do IFBA Campus Santo Amaro. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, Ba, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/800 |
Data do documento: | 21-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Santo Amaro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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