Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Santo Amaro
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Douglas Botelho do-
dc.date.accessioned2025-04-09T11:32:07Z-
dc.date.available2025-03-13-
dc.date.available2025-04-09T11:32:07Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationAmaral, Douglas Botelho do. + Egressos: modelagem de sistema de acompanhamento de egressos para o Curso de Licenciatura em Computação do IFBA Campus Santo Amaro. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, Ba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/800-
dc.description.abstractMonitoring alumni is a growing and essential practice in Higher Education Institutions (HEIs), as it allows for the assessment of the insertion of former students in the job market and the impact of academic training on their professional trajectories. In Brazil, this need has been reinforced by guidelines such as those of the National Higher Education Assessment System (SINAES), which values ​​continuous communication with alumni as a fundamental aspect for institutional assessment and course improvement. This monitoring provides valuable data for institutions to adjust their curricula to market demands and improve the quality of teaching. Based on this need, this paper aims to propose the construction of a web system for monitoring alumni of the Bachelor's Degree in Computer Science at IFBA, Santo Amaro Campus. Based on a bibliographic review of institutional studies and similar systems, guidelines and good practices were identified for the creation of a system that meets the monitoring needs of alumni and enables the continuous self-assessment of the institution. According to the Federal Constitution of 1988, in art. 205, education must be encouraged and promoted with the collaboration of society. Additionally, SINAES, established by Law No. 10.861/2004, provides for the improvement of the quality of undergraduate courses, highlighting the need for communication with society and monitoring of graduates as essential factors for institutional evaluation. The modeling of the proposed system, in a balanced manner with the Unified Modeling Language (UML), will provide a solid basis for future development in any software methodology, traditional or agile, allowing the institution to collect relevant data on the professional trajectory of graduates and promote continuous improvements in the Bachelor's Degree in Computing course, strengthening the bond between the institution and society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectUML (Computação)pt_BR
dc.subjectEnsino superior – Ex-alunos – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectSistemas de recuperação da informação – Educaçãopt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Brasil)pt_BR
dc.title+ Egressos: modelagem de sistema de acompanhamento de egressos para o Curso de Licenciatura em Computação do IFBA Campus Santo Amaro.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592706058716528pt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Ana Conceição Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5445292606353275pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Ana Conceição Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5445292606353275pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Aline Ferreira Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7188528368839323pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Tarsio Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3269862453251314pt_BR
dc.description.resumoO acompanhamento de egressos é uma prática crescente e essencial nas Instituições de Ensino Superior (IES), pois permite avaliar a inserção dos ex-alunos no mercado de trabalho e o impacto da formação acadêmica em suas trajetórias profissionais. No Brasil, essa necessidade foi reforçada por diretrizes como as do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que valoriza a comunicação contínua com egressos como um aspecto fundamental para a avaliação institucional e para a melhoria dos cursos. Esse acompanhamento fornece dados valiosos para que as instituições ajustem seus currículos às demandas do mercado e aprimorem a qualidade de ensino. Com base nessa necessidade, o presente trabalho tem como objetivo propor a construção de um sistema web para o acompanhamento de egressos do curso de Licenciatura em Computação do IFBA, Campus Santo Amaro. A partir de uma revisão bibliográfica de estudos institucionais e sistemas semelhantes, foram identificadas diretrizes e boas práticas para a criação de um sistema que atenda às necessidades de monitoramento dos ex-alunos e possibilite a autoavaliação contínua da instituição. Conforme a Constituição Federal de 1988, no art. 205, a educação deve ser incentivada e promovida com a colaboração da sociedade. Adicionalmente, o SINAES, instituído pela Lei nº 10.861/2004, prevê a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, destacando a necessidade de comunicação com a sociedade e o acompanhamento de egressos como fatores essenciais para a avaliação institucional. A modelagem do sistema proposto, de maneira equilibrada com a Linguagem de Modelagem Unificada (UML), fornecerá uma base sólida para o desenvolvimento futuro em qualquer metodologia de software, tradicional ou ágil, permitindo que a instituição colete dados relevantes sobre a trajetória profissional dos egressos e promova melhorias contínuas no curso de Licenciatura em Computação, fortalecendo o vínculo entre a instituição e a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Computação-
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Santo Amaro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DOUGLAS_BOTELHO_TCC.pdfTCC_LC_Douglas Amaral_2024920.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador