Campus Salvador Dissertações - Salvador
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metadata.dc.type: Dissertação
Título: Gestão de formação de técnicos administrativos em educação profissional e tecnológica no Instituto Federal da Bahia ‒ Campus Simões Filho
metadata.dc.creator: Oliveira, Iljanio Bastos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria de Fátima Luz
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Jucineide Lessa de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Danilo Almeida
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT como requisito para a obtenção do título de mestre. O problema de pesquisa centrou-se no seguinte questionamento: como uma formação em Educação Profissional e Tecnológica para os Técnicos Administrativos em Educação, calcada nas bases conceituais, pode proporcionar uma visão sistêmica da instituição de maneira que melhore a qualificação do trabalho desses profissionais? O objetivo da pesquisa foi investigar em que medida os conhecimentos sobre a instituição e a formação em Educação Profissional e Tecnológica, utilizando-se de uma estratégia criativa, contribui para uma atuação mais efetiva e articulada dos TAE com os objetivos e finalidades do IFBA. A ideia da pesquisa foi possibilitar a gestão da formação de TAE alinhada com os objetivos e propósitos do IFBA. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos seguiu-se como metodologia a pesquisa-ação, o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Sobre a abordagem do problema, utilizou-se a pesquisa qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos dessa pesquisa, o estudo foi classificado de pesquisa exploratória. A coleta de dados se deu por meio de questionário presencial e em segundo momento realizou-se uma entrevista. A análise de dados efetivou-se através dos métodos de análise de conteúdo e quantitativo. O lócus da pesquisa foi o IFBA–Campus Simões Filho e os participantes da pesquisa foram os Técnicos Administrativos em Educação (TAE). A proposta para o produto educacional foi uma história em quadrinhos, método de fácil comunicação e leitura, o que se deu por meio de uma estratégia criativa. A investigação do problema junto aos servidores TAE forneceu dados para definição do produto educacional. A linha de pesquisa do projeto foi a linha 2 (dois) – Organização e memórias de espaços pedagógicos na EPT e o macroprojeto foi o 6 (seis) – Organização de espaços pedagógicos na EPT.
Resumo: This dissertation was developed in the context of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education – ProfEPT as a requirement for obtaining a master's degree. The research problem focused on the following question: how can a training in Professional and Technological Education for Administrative Technicians in Education, based on conceptuais bases, provide a systemic view of the institution in a way that improves the qualification of these professionals' work? The objective of the research was to investigate to what extent knowledge about the institution and training in Professional and Technological Education, using a creative strategy, contributes to a more effective and articulated performance of TAE with the objectives and purposes of IFBA. The idea of the research was to enable the management of TAE training aligned with the objectives and purposes of IFBA. From the point of view of technical procedures, the methodology followed was action research, case study and bibliographic research. Regarding the approach to the problem, qualitative and quantitative research was used. Regarding the objectives of this research, the study was classified as exploratory research. Data collection was carried out through a faceto-face questionnaire, followed by an interview. Data analysis was carried out using content analysis and quantitative methods. The research site was the IFBA–Simões Filho Campus, and the participants were the Administrative Technicians in Education (TAE). The proposal for the educational product was a comic book, an easy-to-read and easy-to-communicate method, which was achieved through a creative strategy. The investigation of the problem with the TAE employees provided data for defining the educational product. The project's research line was line 2 (two) – Organization and memories of pedagogical spaces at EPT, and the macroproject was 6 (six) – Organization of pedagogical spaces at EPT.
Palavras-chave: TAE
Bases conceituais
Estratégia criativa
EPT
Produto educacional
Gestão
TAE
Conceptuais bases
Creative strategy
EPT
Educational product
Management
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: Oliveira, Iljanio Bastos de. Gestão de formação de técnicos administrativos em educação profissional e tecnológica no Instituto Federal da Bahia - Campus Simões Filho. 2025. 194 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - (ProfEPT) – Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/937
Data do documento: 1-Ago-2025
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