Campus Valença Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Valença
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O cálculo de volume em um curso técnico de gastronomia: uma sequência didática utilizando fôrmas de bolo
Título(s) alternativo(s): Calculation of volume in a technical cuisine course: a didactic sequence using cake molds
metadata.dc.creator: Sousa, Taíze Cardoso de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira Neto, José Alve de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Neto, José Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros e Oliveira, Flaviana Paula
metadata.dc.contributor.referee3: Gouveia Júnior, Josaphat Ricardo Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo desenvolver uma sequência didática para o ensino do cálculo de volume, utilizando fôrmas de bolo como recurso pedagógico para explorar contextos práticos do campo gastronômico e tornar o aprendizado mais significativo. Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, o trabalho busca conectar o conhecimento prévio dos estudantes ao objeto matemático em estudo, promovendo uma aprendizagem concreta e rigorosa. Sendo este um trabalho preliminar visando obter informações detalhadas sobre os problemas relativos ao ensino e aprendizagem do conceito de volume, foi realizada uma pesquisa exploratória em conjunto com uma revisão bibliográfica analisando a literatura acadêmica e documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), para identificar desafios no ensino de geometria espacial e propor uma metodologia estruturada. Os conceitos matemáticos aplicados ao cálculo de volume foram trabalhados com formas geométricas diversas, integrando objetos do cotidiano, como fôrmas de bolo, para contextualizar e facilitar a compreensão dos conteúdos. Entre os resultados, destaca-se o potencial da sequência didática em proporcionar uma compreensão gradual de conceitos geométricos e integrar conhecimentos teóricos e práticos. O estudo reforça a relevância de estratégias pedagógicas inovadoras e contextualizadas, capazes de aprimorar a prática docente, promover maior engajamento dos estudantes e melhorar o desempenho no aprendizado de conteúdos matemáticos, como o cálculo de volume.
Resumo: This study aimed to develop a didactic sequence for teaching volume calculation, using cake molds as a pedagogical resource to explore practical contexts in the gastronomic field and make learning more meaningful. Based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, the work seeks to connect students' prior knowledge to the mathematical object under study, promoting concrete and rigorous learning. As this is a preliminary work aimed at obtaining detailed information about the problems related to teaching and learning the concept of volume, an exploratory research was carried out in conjunction with a bibliographic review analyzing academic literature and official documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Catalog of Technical Courses (CNCT), to identify challenges in teaching spatial geometry and propose a structured methodology. The mathematical concepts applied to calculating volume were worked with different geometric shapes, integrating everyday objects, such as cake molds, to contextualize and facilitate understanding of the content. Among the results, the potential of the didactic sequence to provide a gradual understanding of geometric concepts and integrate theoretical and practical knowledge stands out. The study reinforces the relevance of innovative and contextualized pedagogical strategies, capable of improving teaching practice, promoting greater student engagement and improving performance in learning mathematical content, such as volume calculation.
Palavras-chave: Geometria espacial
Aprendizagem significativa
sequência didática: matemática
Cálculo de volume
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/EAD
Citação: SOUSA, Taíze Cardoso de. O Cálculo de volume em um curso técnico de gastronomia: uma sequência didática utilizando fôrmas de bolo. 2024. 25f. Artigo (Especialização em Ensino de Matemática: Matemática na Prática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Ubaitaba, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/924
Data do documento: 25-Nov-2024
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