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metadata.dc.type: Livro
Título: Memórias, educação e produção do conhecimento no Instituto Federal da Bahia
metadata.dc.creator: Oliveira, José Roberto Silva de
Ramos, Tassila Oliveira
Fartes, Vera Lúcia Bueno
metadata.dc.description.resumo: MEMÓRIAS, EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA A grande aceitação do livro comemorativo do centenário do Instituto Federal da Bahia, em 2009, no âmbito das comemorações alusivas à criação da Rede de Educação Profissional no Brasil, representada desde os seus primórdios pela criação da Escola de Aprendizes Artífices da Bahia, em 1909, até os dias de hoje, quando se consolidam os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, incentivou-nos a dar continuidade àquela obra mediante organização de outra, renovada, mas não menos importante, fruto de algumas das mais recentes contribuições de pesquisadores do IFBA no intuito de divulgar mais um conjunto de estudos que incorporam novas perspectivas históricas e a produção do conhecimento nessa importante instituição educacional. Ao longo de seu desenvolvimento, a atuação do IFBA vem transformando continuamente seu papel na educação profissional que passa a ser assumido como processo educativo nos níveis básico e superior, tanto nas áreas tecnológicas quanto humanas, sociais e sociais aplicadas, mediante ações de ensino, pesquisa e extensão e, com isso, colaborando na formação dos trabalhadores e no desbravamento das fronteiras do conhecimento. A tríade temática “memórias, educação e produção do conhecimento”, que dá norte aos trabalhos apresentados nesse livro, abrange conceitos que permeiam diversas compreensões analíticas de seus autores e respectivas abordagens teóricas no campo da Educação Profissional. Nessa modalidade de ensino em que investigamos e educamos, as memórias reconstruídas, juntamente com a produção do conhecimento no cotidiano da instituição, permitem-nos lançar olhares críticos para nossa trajetória, ao tempo em que reforçam a atribuição de sentidos a similitudes e diferenças, bem como a espaços de separação e de interação. É nessa perspectiva que consideramos a obra ora organizada e entregue aos leitores como contribuição ao entendimento das transições e da atualidade de nossa instituição permanentemente chamada para dar sua contribuição aos processos educativos no campo da formação profissional e tecnológica dos educandos. A discussão dos três conceitos enunciados já no título da presente obra, ligados e em interação, ajuda a entender a importância das mudanças sociais nas quais, como docentes e pesquisadores, somos parte ativa no papel das instituições de Educação Profissional e Tecnológica. É a partir desse ponto de vista, portanto, que os organizadores da obra, junto aos colaboradores que dela participam, convidam os leitores a empreender um diálogo estimulante e fecundo com os autores, o que supõe implicitamente a organização da obra em duas partes. Na primeira, selecionamos artigos de caráter histórico intitulada “Memórias e trajetórias do IFBA na perspectiva de seus pesquisadores”. Abre essa parte o artigo de Fátima de Araújo Góes Santiago e Maria Cecília de Paula Silva, no qual as autoras relatam pesquisa sobre O Aprendiz, jornal escolar produzido na antiga Escola Técnica de Salvador em pleno Estado Novo, quando essa escola se propunha formar operários qualificados. No artigo, são discutidas características do ensino técnico-industrial noticiadas nesse periódico, durante os dois primeiros anos de sua circulação (1944-1945), abordando o uso do jornal como instrumento pedagógico de comunicação e lugar de memória. Em seguida, Micheli Venturini analisa o papel da Educação Física no currículo da Educação Profissional na Escola Técnica de Salvador e Escola Técnica Federal da Bahia (entre 1942 e 1993), especificamente nas práticas curriculares daquele componente curricular. Para a descrição dessa transição, apresenta a imbricação dos eventos políticos e econômicos no mundo e no Brasil com as questões educacionais, especialmente a Educação Física como atividade realizada nessa instituição. O artigo seguinte traz ao leitor discussões a respeito das transformações que a educação profissional vem passando ao longo dos tempos, destacando o impacto sobre o perfil profissional do trabalhador. Para tanto, os autores Ana Rita Silva Almeida e Romilson Lopes Sampaio lançam mão de pesquisa bibliográfica e documental na qual foram levantados alguns aspectos relativos à educação e ao mundo do trabalho. O processo de expansão vivido pela ETFBA na década de 1990 é analisado por Gilneide de Oliveira Padre Lima e Lívia Diana Rocha Magalhães. Nesse artigo, as autoras destacam os antecedentes, a implantação propriamente dita e os primeiros anos de funcionamento da Unidade Descentralizada de Ensino de Vitória da Conquista por meio das memórias construídas pelo seu grupo de instituidores e de fontes escritas e iconográficas. Encerra essa primeira parte o artigo de Alex Batista Lins, José Airton de Mattos Carneiro Junior e Juliano da Silva Lopes que analisam a implantação do IFBA, Campus Irecê, reconfigurando o cenário das primeiras tratativas e da luta pela viabilização do projeto, a mobilização política de autoridades e representantes de Irecê no esforço pela introdução do que se tornaria a primeira unidade do IFBA no Território de Identidade de Irecê, Semiárido Baiano. Na segunda parte, denominada “Pesquisa e produção do conhecimento no IFBA”, trazemos para a reflexão dos leitores alguns temas atuais, complexos e desafiadores de interesse tanto para o campo das pesquisas acadêmicas quanto por todos aqueles interessados na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, de modo especial, no estado da Bahia. Abre essa parte o artigo de Aline dos Santos Rocha que relata o histórico arquitetônico do edifício onde, atualmente, funciona a sede da Reitoria do IFBA. Seu objetivo é registrar a memória do edifício, devido à sua importância histórica, visto tratar-se de imóvel tombado individualmente pelo Ipac, desde 2008. No texto, apresenta um apanhado do desenvolvimento do Instituto, a conjuntura da formação e posterior expansão do bairro do Canela, onde a instituição se localiza e, por fim, um panorama geral do imóvel quando ocupado pelos Irmãos Maristas, entre 1906 e 2009. Em seguida, Luzia Matos Mota e Renato Dagnino Peixoto apresentam uma pesquisa de natureza analítico-descritiva na qual trata das atividades de pesquisa na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Rede Federal) com o objetivo principal de analisar a institucionalização das atividades de pesquisa na Rede Federal e avaliar a coerência destas com a missão institucional. A inclusão escolar da Pessoa com Deficiência (PcD), nos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia é o artigo apresentado por Genildes Oliveira Santana e Núbia Moura Ribeiro com o objetivo de analisar em que medida a acessibilidade, a formação específica dos professores e a estrutura física, pedagógica e técnica, contribuem para a efetivação da inclusão escolar da PcD no IFBA Campus Salvador. A análise do curso de Licenciatura Intercultural Indígena – LINTER, no IFBA, Campus Porto Seguro, seu processo de criação e implantação, é o tema do artigo de Ana Cristina de Sousa e Edson Machado de Brito. No texto, os autores destacam a importância da realização de pesquisas sobre metodologias de ensino e aprendizagem diferenciadas, bem como a produção de etnoconhecimentos que busquem colaborar com o fortalecimento da identidade étnica e com os projetos societários dos povos indígenas na região. O artigo de Aliger dos Santos Pereira aborda o processo de intercâmbio estudantil no IFBA. Para isso, descreve as etapas do processo de intercâmbio no primeiro semestre de 2015.1 de dois alunos tailandeses que vieram cursar o curso de Tecnologia da Informação (TI), na modalidade Integrada no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Camaçari a partir das nove etapas do “ciclo de adaptação” de intercambista. O fenômeno da evasão e da reprovação escolar no IFBA – Campus Barreiras, no período de 2010 a 2014, é o objetivo do texto de Maria do Carmo Gomes Ferraz e Rosilda Ferreira, no intuito de verificar a eficácia do ensino ofertado aos cotistas como um dos indicadores de uma educação de qualidade e que possa promover a equidade social. Conclui essa segunda parte o artigo de Edenice Pereira Brito que, tendo como pano de fundo suas vivências enquanto aluna do curso de Metalurgia da antiga ETFBA, buscou compreender, mediante pesquisa etnográfica, como um grupo de trabalhadores do setor de metalurgia, em Salvador, mobiliza e recontextualiza seus saberes profissionais em situação de trabalho. A todos os autores que colaboraram com essa produção acadêmica, oferecendo seus textos para divulgação, nossos maiores agradecimentos. Estendemos nossa gratidão à Profa. Ms. Liz Rodrigues Cerqueira, diretora de Comunicação do IFBA, pelo apoio e incentivo ao projeto do livro desde suas formulações iniciais. Por fim, mas não menos importante, registramos nossos agradecimentos aos consultores Profs. Ms. e Drs. Adriana Paula Quixabeira Oliveira Santos, Valéria Alves Montes, Jacilene Fiuza de Lima, Gillian Leandro de Queiroga Lima, Cenilza Pereira dos Santos e Adalson de Oliveira Nascimento. Os organizadores José Roberto de Oliveira Tassila Oliveira Ramos Vera Lúcia Bueno Fartes
Resumo: MEMÓRIAS, EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA A grande aceitação do livro comemorativo do centenário do Instituto Federal da Bahia, em 2009, no âmbito das comemorações alusivas à criação da Rede de Educação Profissional no Brasil, representada desde os seus primórdios pela criação da Escola de Aprendizes Artífices da Bahia, em 1909, até os dias de hoje, quando se consolidam os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, incentivou-nos a dar continuidade àquela obra mediante organização de outra, renovada, mas não menos importante, fruto de algumas das mais recentes contribuições de pesquisadores do IFBA no intuito de divulgar mais um conjunto de estudos que incorporam novas perspectivas históricas e a produção do conhecimento nessa importante instituição educacional. Ao longo de seu desenvolvimento, a atuação do IFBA vem transformando continuamente seu papel na educação profissional que passa a ser assumido como processo educativo nos níveis básico e superior, tanto nas áreas tecnológicas quanto humanas, sociais e sociais aplicadas, mediante ações de ensino, pesquisa e extensão e, com isso, colaborando na formação dos trabalhadores e no desbravamento das fronteiras do conhecimento. A tríade temática “memórias, educação e produção do conhecimento”, que dá norte aos trabalhos apresentados nesse livro, abrange conceitos que permeiam diversas compreensões analíticas de seus autores e respectivas abordagens teóricas no campo da Educação Profissional. Nessa modalidade de ensino em que investigamos e educamos, as memórias reconstruídas, juntamente com a produção do conhecimento no cotidiano da instituição, permitem-nos lançar olhares críticos para nossa trajetória, ao tempo em que reforçam a atribuição de sentidos a similitudes e diferenças, bem como a espaços de separação e de interação. É nessa perspectiva que consideramos a obra ora organizada e entregue aos leitores como contribuição ao entendimento das transições e da atualidade de nossa instituição permanentemente chamada para dar sua contribuição aos processos educativos no campo da formação profissional e tecnológica dos educandos. A discussão dos três conceitos enunciados já no título da presente obra, ligados e em interação, ajuda a entender a importância das mudanças sociais nas quais, como docentes e pesquisadores, somos parte ativa no papel das instituições de Educação Profissional e Tecnológica. É a partir desse ponto de vista, portanto, que os organizadores da obra, junto aos colaboradores que dela participam, convidam os leitores a empreender um diálogo estimulante e fecundo com os autores, o que supõe implicitamente a organização da obra em duas partes. Na primeira, selecionamos artigos de caráter histórico intitulada “Memórias e trajetórias do IFBA na perspectiva de seus pesquisadores”. Abre essa parte o artigo de Fátima de Araújo Góes Santiago e Maria Cecília de Paula Silva, no qual as autoras relatam pesquisa sobre O Aprendiz, jornal escolar produzido na antiga Escola Técnica de Salvador em pleno Estado Novo, quando essa escola se propunha formar operários qualificados. No artigo, são discutidas características do ensino técnico-industrial noticiadas nesse periódico, durante os dois primeiros anos de sua circulação (1944-1945), abordando o uso do jornal como instrumento pedagógico de comunicação e lugar de memória. Em seguida, Micheli Venturini analisa o papel da Educação Física no currículo da Educação Profissional na Escola Técnica de Salvador e Escola Técnica Federal da Bahia (entre 1942 e 1993), especificamente nas práticas curriculares daquele componente curricular. Para a descrição dessa transição, apresenta a imbricação dos eventos políticos e econômicos no mundo e no Brasil com as questões educacionais, especialmente a Educação Física como atividade realizada nessa instituição. O artigo seguinte traz ao leitor discussões a respeito das transformações que a educação profissional vem passando ao longo dos tempos, destacando o impacto sobre o perfil profissional do trabalhador. Para tanto, os autores Ana Rita Silva Almeida e Romilson Lopes Sampaio lançam mão de pesquisa bibliográfica e documental na qual foram levantados alguns aspectos relativos à educação e ao mundo do trabalho. O processo de expansão vivido pela ETFBA na década de 1990 é analisado por Gilneide de Oliveira Padre Lima e Lívia Diana Rocha Magalhães. Nesse artigo, as autoras destacam os antecedentes, a implantação propriamente dita e os primeiros anos de funcionamento da Unidade Descentralizada de Ensino de Vitória da Conquista por meio das memórias construídas pelo seu grupo de instituidores e de fontes escritas e iconográficas. Encerra essa primeira parte o artigo de Alex Batista Lins, José Airton de Mattos Carneiro Junior e Juliano da Silva Lopes que analisam a implantação do IFBA, Campus Irecê, reconfigurando o cenário das primeiras tratativas e da luta pela viabilização do projeto, a mobilização política de autoridades e representantes de Irecê no esforço pela introdução do que se tornaria a primeira unidade do IFBA no Território de Identidade de Irecê, Semiárido Baiano. Na segunda parte, denominada “Pesquisa e produção do conhecimento no IFBA”, trazemos para a reflexão dos leitores alguns temas atuais, complexos e desafiadores de interesse tanto para o campo das pesquisas acadêmicas quanto por todos aqueles interessados na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, de modo especial, no estado da Bahia. Abre essa parte o artigo de Aline dos Santos Rocha que relata o histórico arquitetônico do edifício onde, atualmente, funciona a sede da Reitoria do IFBA. Seu objetivo é registrar a memória do edifício, devido à sua importância histórica, visto tratar-se de imóvel tombado individualmente pelo Ipac, desde 2008. No texto, apresenta um apanhado do desenvolvimento do Instituto, a conjuntura da formação e posterior expansão do bairro do Canela, onde a instituição se localiza e, por fim, um panorama geral do imóvel quando ocupado pelos Irmãos Maristas, entre 1906 e 2009. Em seguida, Luzia Matos Mota e Renato Dagnino Peixoto apresentam uma pesquisa de natureza analítico-descritiva na qual trata das atividades de pesquisa na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Rede Federal) com o objetivo principal de analisar a institucionalização das atividades de pesquisa na Rede Federal e avaliar a coerência destas com a missão institucional. A inclusão escolar da Pessoa com Deficiência (PcD), nos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia é o artigo apresentado por Genildes Oliveira Santana e Núbia Moura Ribeiro com o objetivo de analisar em que medida a acessibilidade, a formação específica dos professores e a estrutura física, pedagógica e técnica, contribuem para a efetivação da inclusão escolar da PcD no IFBA Campus Salvador. A análise do curso de Licenciatura Intercultural Indígena – LINTER, no IFBA, Campus Porto Seguro, seu processo de criação e implantação, é o tema do artigo de Ana Cristina de Sousa e Edson Machado de Brito. No texto, os autores destacam a importância da realização de pesquisas sobre metodologias de ensino e aprendizagem diferenciadas, bem como a produção de etnoconhecimentos que busquem colaborar com o fortalecimento da identidade étnica e com os projetos societários dos povos indígenas na região. O artigo de Aliger dos Santos Pereira aborda o processo de intercâmbio estudantil no IFBA. Para isso, descreve as etapas do processo de intercâmbio no primeiro semestre de 2015.1 de dois alunos tailandeses que vieram cursar o curso de Tecnologia da Informação (TI), na modalidade Integrada no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Camaçari a partir das nove etapas do “ciclo de adaptação” de intercambista. O fenômeno da evasão e da reprovação escolar no IFBA – Campus Barreiras, no período de 2010 a 2014, é o objetivo do texto de Maria do Carmo Gomes Ferraz e Rosilda Ferreira, no intuito de verificar a eficácia do ensino ofertado aos cotistas como um dos indicadores de uma educação de qualidade e que possa promover a equidade social. Conclui essa segunda parte o artigo de Edenice Pereira Brito que, tendo como pano de fundo suas vivências enquanto aluna do curso de Metalurgia da antiga ETFBA, buscou compreender, mediante pesquisa etnográfica, como um grupo de trabalhadores do setor de metalurgia, em Salvador, mobiliza e recontextualiza seus saberes profissionais em situação de trabalho. A todos os autores que colaboraram com essa produção acadêmica, oferecendo seus textos para divulgação, nossos maiores agradecimentos. Estendemos nossa gratidão à Profa. Ms. Liz Rodrigues Cerqueira, diretora de Comunicação do IFBA, pelo apoio e incentivo ao projeto do livro desde suas formulações iniciais. Por fim, mas não menos importante, registramos nossos agradecimentos aos consultores Profs. Ms. e Drs. Adriana Paula Quixabeira Oliveira Santos, Valéria Alves Montes, Jacilene Fiuza de Lima, Gillian Leandro de Queiroga Lima, Cenilza Pereira dos Santos e Adalson de Oliveira Nascimento. Os organizadores José Roberto de Oliveira Tassila Oliveira Ramos Vera Lúcia Bueno Fartes
Palavras-chave: Educação
Memórias
Educação Profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/913
Data do documento: 2017
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