Campus Vitória da Conquista Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/897
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de recursos audiovisuais em aulas de química no ensino médio
metadata.dc.creator: Araujo, Lucas Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Selma Rozane
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Selma Rozane
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Anderson Marques de
metadata.dc.contributor.referee3: Brito, Fernando de Azevedo Alves
metadata.dc.description.resumo: O Ensino de Química está em constante aperfeiçoamento, muitos profissionais veem buscando constantemente meios e métodos para melhora-lo. Nesse sentido, uma das metodologias que tem sido desenvolvida ao decorrer dos últimos anos tem sido a utilização de recursos audiovisuais no ensino e aprendizado de química. Em virtude desses aspectos, para esse trabalho foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química no Ensino Médio no período de 2012 a 2022. A pesquisa realizou-se em três revistas: Química Nova, Química Nova na Escola e Thema, utilizando-se das palavras chaves Ensino de Química, Audiovisual, Filmes, Vídeos e Séries em títulos de artigos de 192 edições, selecionando-se sete artigos para análise. Investigando-se as informações do levantamento bibliográfico e dos trabalhos selecionados, verificou-se um número muito pequeno de publicações que aborda o tema audiovisual no Ensino de Química no período pesquisado. No entanto, mesmo com pouco material selecionado para investigação considerou-se que o audiovisual ainda é um excelente recurso para o ensino e aprendizado de Química e de outros componentes curriculares, desde que atendendo a determinadas orientações e condições.
Resumo: Chemistry Teaching is in constant improvement, many professionals are constantly looking for means and methods to improve it. In this sense, one of the methodologies that have been developed over the last few years has been the use of audiovisual resources in teaching and learning chemistry. Due to these aspects, for this work a bibliographic research was developed on the use of audiovisual resources in Chemistry Teaching in High School from 2012 to 2022. The research was carried out in three magazines: Química Nova, Química Nova na Escola and Thema, using the keywords Teaching of Chemistry, Audiovisual, Films, Videos and Series in the titles of articles of 192 editions, selecting seven articles for analysis. Investigating the information from the bibliographical survey and the selected works, it was verified a very small number of publications that address the audiovisual theme in Chemistry Teaching in the researched period. However, even with little material selected for investigation, it was considered that the audiovisual is still an excellent resource for teaching and learning Chemistry and other curricular components, provided that it meets certain guidelines and conditions.
Palavras-chave: Ensino de Química
Filmes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/897
Data do documento: 27-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_58f_LUCAS_Versao_Final_2023.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador