Campus Vitória da Conquista Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Lidiane Dutra-
dc.date.accessioned2025-09-26T13:26:48Z-
dc.date.available2023-08-02-
dc.date.available2025-09-26T13:26:48Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/896-
dc.description.abstractThe present work proposes to investigate how the teaching of Chemistry is being developed, from the 6th to the 9th year of Elementary School, from the perspective of a group of Science teachers from some municipal schools in the city of Vitória da Conquista, Bahia. For this, we used as a data collection resource a questionnaire aiming to analyze the professional profile and the possible challenges for the performance of these teachers who teach the curricular component of Science, mainly with regard to the approach of Chemical concepts in this school stage. Data were analyzed and interpreted according to the Content Analysis framework. As for the subjects undergraduate course, we found a predominance of training in Biology; we found divergences between the conceptions about science teaching and the guidelines present in curricular documents (BCC, LDB), reinforcing the fragmented and disciplinary approach, in which Biology contents occupy practically the entire Science curriculum; we also observed difficulties in approaching contents of Chemistry and Physics, in addition to limited pedagogical training to work in the curricular component, especially when it comes to approaching contents in an interdisciplinary way. It was also found that all teachers participating in our research use diversified methodological resources in their classes, revealing a contemporary view of teaching and learning. However, we understand that for an action more allied with the objectives of the discipline of Sciences, enabling a teaching that contemplates the contents of Chemistry, Physics and Biology in an articulated way, it is necessary to discuss and promote actions that help teachers to overcome these difficulties, limitations in science teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA abordagem de conceitos químicos no ensino fundamental II: concepções e práticas de um grupo de professorept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9289937783252792pt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Alessandro Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294754057255169pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Alessandro Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294754057255169pt_BR
dc.contributor.referee2Ramal, Camila Timpani-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392525569959524pt_BR
dc.contributor.referee3Vilar, Rossana Borges Cavalcante-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1599197041736800pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a investigar como está sendo desenvolvido o ensino de Química, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, na perspectiva de um grupo de professores de Ciências de algumas escolas municipais da cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. Para isso, utilizamos como recurso de coleta de dados um questionário visando analisar o perfil profissional e os possíveis desafios para a atuação desses professores que lecionam o componente curricular de Ciências, principalmente no que diz respeito à abordagem de conceitos Químicos nesta etapa escolar. Os dados foram analisados e interpretados segundo o referencial da Análise de Conteúdo. Quanto ao curso de graduação dos sujeitos, verificamos o predomínio de formação em Biologia; encontramos divergências entre as concepções sobre o ensino de Ciências e as orientações presentes em documentos curriculares (BNCC, LDB), reforçando a abordagem fragmentada e disciplinar, na qual os conteúdos de Biologia ocupa praticamente todo currículo de Ciências; observamos ainda dificuldades em abordar conteúdos da Química e da Física, além de formação pedagógica limitada para atuação no componente curricular, principalmente no que tange abordar conteúdos de maneira interdisciplinar. Constatou-se, também, que todos os docentes participantes da nossa pesquisa utilizam de recursos metodológicos diversificados em suas aulas, revelando uma visão contemporânea de ensino e aprendizagem. Contudo, entendemos que para uma atuação mais aliada com os objetivos da disciplina de Ciências, possibilitando um ensino que contemple os conteúdos de Química, Física e Biologia de forma articulada, é necessário que se discutam e se promovam ações que auxiliam os professores a superar estas limitações no ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Vitória da Conquista

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VERSAO_FINAL__LIDIANE_DUTRA_BRITO.pdf626.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador