Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/886
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Conviver-IF: uma proposta de uma ferramenta para acompanhamento e apoio estudantil. |
metadata.dc.creator: | Pereira, Aidê Romão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santiago, Ana Conceição Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santiago, Ana Conceição Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Ricardo Sena |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Mariana Fernandes dos |
metadata.dc.description.resumo: | A permanência estudantil é um tema relevante para a promoção da igualdade e melhoria da qualidade do ensino, principalmente em instituições de ensino técnico e superior. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tem se destacado na criação e implementação de programas voltados para a permanência e êxito acadêmico dos estudantes. Nesse contexto, surgiu a proposta do programa de permanência estudantil Conviver-IF, destinado aos alunos do Curso de Licenciatura em Computação (LC) do Campus Santo Amaro, Bahia. Nesse sentido, ao promover a uma proposta de uma plataforma de acompanhamento estudantil, sendo possível contribuir para um apoio individualizado que atenda às necessidades específicas do aluno. Assim, elencou-se os seguintes objetivos específicos: observar os resultados alcançados pelo Pulsar da UNILAB, identificar as necessidades e desafios específicos dos estudantes do IFBA Campus Santo Amaro e analisar a importância da proposta da plataforma para a promoção do sucesso acadêmico. O interesse pelo tema surge da convicção de que cada estudante possui necessidades únicas e enfrenta desafios distintos em sua jornada educacional. A proposta é impulsionada pela vivência pessoal e pelo desejo de auxiliar outros estudantes a superarem obstáculos, atingirem seu potencial máximo e desfrutarem de uma experiência educacional mais gratificante. A importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação são inegáveis nos dias atuais, uma vez que elas oferecem recursos e ferramentas que podem ser utilizados nos processos de ensino e de aprendizagem. A metodologia adotada com base em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, seguida de dois dispositivos de coletas de dados: uma entrevista semi-estrutura com uma estudante ex-bolsista do Programa Pulsar, e um questionário realizado pelo Google forms, com estudantes egressos e matriculados no IFBA. Conclui-se que a proposta deste programa será uma iniciativa fundamental para o fortalecimento da igualdade de oportunidades e o incentivo à conclusão do curso por parte dos alunos. Sendo assim, a conclusão acadêmica está intrinsicamente ligada a diversos fatores, incluindo as condições socioeconômicas dos estudantes, consequentemente, esses fatores podem impactar diretamente o rendimento acadêmico, reforçando a importância de programas como o proposto, que têm o potencial de contribuir para a redução da evasão escolar e na formação de profissionais qualificados na área de Computação. |
Resumo: | Student retention is a relevant topic for promoting equality and improving the quality of education, particularly in technical and higher education institutions. The Federal Institute of Education, Science, and Technology of Bahia (IFBA) has distinguished itself in creating and implementing programs focused on student retention and academic success. In this context, the Conviver-IF student retention program emerged, aimed at students in the Computer Science (LC) Bachelor's Degree Program at the Santo Amaro Campus in Bahia. By promoting a student support platform, it is possible to contribute to individualized support that meets the specific needs of students. Therefore, the following specific objectives were outlined: to observe the results achieved by UNILAB's Pulsar program; to identify the specific needs and challenges of students at the IFBA Santo Amaro Campus; and to analyze the importance of the platform's proposal for promoting academic success. The interest in this topic stems from the conviction that each student has unique needs and faces distinct challenges throughout their educational journey. The proposal is driven by personal experience and the desire to help other students overcome obstacles, reach their full potential, and enjoy a more rewarding educational experience. The importance of Information and Communication Technologies (ICT) and Digital Information and Communication Technologies (DICT) in education is undeniable today, as they offer resources and tools that can be used in teaching and learning processes. The methodology adopted is based on exploratory research with a qualitative approach, followed by two data collection tools: a semi-structured interview with a former Pulsar Program scholarship student and a Google Forms survey conducted with current and current IFBA students. The conclusion is that this program will be a fundamental initiative for strengthening equal opportunities and encouraging students to complete their degree. Therefore, academic completion is intrinsically linked to several factors, including the socioeconomic conditions of students. Consequently, these factors can directly impact academic performance, reinforcing the importance of programs such as the one proposed, which have the potential to contribute to reducing school dropout rates and training qualified professionals in the area of Computing. |
Palavras-chave: | Orientação educacional no ensino superior Evasão universitária Tecnologia da informação IFBA – Campus Santo Amaro Licenciatura em Computação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ensino Superior/Licenciatura |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Computação |
Citação: | PEREIRA, Aidê Romão. Conviver-IF: uma proposta de uma ferramenta para acompanhamento e apoio estudantil. 2025. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, BA, 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/886 |
Data do documento: | 26-Ago-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Santo Amaro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Aidê Romão .pdf | TCC - Aidê Romão - 2025 | 679.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador