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https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/870
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | As feiras de ciências no âmbito da educação profissional e tecnológica: encontro de comunidades de práticas e a aprendizagem situada na promoção da pesquisa como princípio pedagógico |
metadata.dc.creator: | Brito, Fernanda Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lapa, Jancarlos Menezes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lapa, Jancarlos Menezes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Danilo Almeida |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gomes, Marcius de Almeida |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação investiga o papel das Feiras de Ciências no contexto da Educação Profissional e T ecnológica (EPT), analisando sua capacidade de promover a pesquisa como princípio pedagógico por meio da articulação entre comunidades de práticas e aprendizagem situada. Partindo do pressuposto de que a pesquisa deve estar presente no processo formativo, o estudo ancora-se em referenciais como a politecnia, a educação popular e os fundamentos marxistas da formação omnilateral. As Feiras de Ciências são apresentadas como espaços não formais e colaborativos, nos quais a troca de saberes entre sujeitos de diferentes origens e níveis de experiência favorece o protagonismo estudantil, a criticidade e a integração entre teoria e prática. A pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa, com caráter exploratório e propositivo, apoiando-se na metodologia de Pesquisa de Desenvolvimento (Design-Based Research - DBR) e análise do conteúdo. Foram utilizados instrumentos como análise documental de editais de fomento à popularização científica (F APESB, CNPq, SNCT) e dos anais da FEBRACE, além de questionários aplicados a especialistas para validação do produto educacional desenvolvido. O trabalho traz um mapeamento da participação dos Institutos Federais nas feiras afiliadas à FEBRACE (2020–2024). A análise dos dados evidencia que as Feiras de Ciências funcionam como encontro de fronteiras, promovendo encontros entre sujeitos e comunidades de práticas em diferentes estágios de participação. As feiras não apenas ampliam os horizontes de aprendizagem dos estudantes, mas também promovem a equidade, a inclusão e o diálogo intercultural, reforçando os princípios de uma educação contra-hegemônica. Como resultado, foi elaborado um guia didático para apoiar a implementação de Feiras de Ciências nos Institutos Federais, com orientações práticas e pedagógicas voltadas à construção de eventos democráticos, colaborativos e integradores. O estudo reforça que as Feiras de Ciências constituem espaços importantes para a formação crítica, criativa e transformadora dos estudantes da EPT . Além disso, posiciona esses eventos como espaços importantes de divulgação científica e inclusão social, ressaltando seu valor estratégico na promoção de uma educação mais justa, integrada e significativa. |
Resumo: | This dissertation investigates the role of Science Fairs in the context of Professional and T echnological Education (EPT), analyzing their capacity to promote research as a pedagogical principle through the articulation between communities of practice and situated learning. Based on the assumption that research must be present in the training process, the study is anchored in references such as polytechnics, popular education and the Marxist foundations of omnilateral training. Science Fairs are presented as non-formal, collaborative spaces in which the exchange of knowledge between subjects from different backgrounds and levels of experience favors student protagonism, criticality and the integration of theory and practice. The research adopts a qualitative-quantitative approach, with an exploratory and propositional character , based on the Design-Based Research (DBR) methodology and content analysis. Instruments were used such as document analysis of public notices promoting scientific popularization (F APESB, CNPq, SNCT) and the FEBRACE annals, as well as questionnaires applied to specialists to validate the educational product developed. The paper maps the participation of Federal Institutes in FEBRACE-affiliated fairs (2020-2024).Data analysis shows that Science Fairs function as a meeting of frontiers, promoting encounters between subjects and communities of practice at different stages of participation. The fairs not only broaden students' learning horizons, but also promote equity , inclusion and intercultural dialog, reinforcing the principles of counter-hegemonic education. As a result, a teaching guide was drawn up to support the implementation of Science Fairs at Federal Institutes, with practical and pedagogical guidelines aimed at building democratic, collaborative and integrative events. The study reinforces that Science Fairs are important spaces for the critical, creative and transformative education of EF A students. It also positions these events as important spaces for scientific dissemination and social inclusion, highlighting their strategic value in promoting a fairer , more integrated and meaningful education. |
Palavras-chave: | Feira de ciências Comunidades de práticas Encontro de fronteiras Meeting of frontiers Communities of practice Science fairs |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | BRITO, Fernanda Pereira de. As feiras de ciências no âmbito da educação profissional e tecnológica: encontro de comunidades de práticas e aprendizagem, situada na promoção da pesquisa como princípio pedagógico - Campus Salvador . 2025. 1 18 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica / ProfEPT) - Instituto Federal da Bahia, Salvador , 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | http://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/870 |
Data do documento: | 29-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Salvador |
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