Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/845
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | Cartas para afra: por oralistas e outras palavras escrituradas para a formação de trabalhadoras(es) negras(os) "no", "do" e "para" o mundo do trabalho |
metadata.dc.creator: | Santana, Cássia Maria Souza Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Mariana Fernandes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Maria Fernandes dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Reis, Leonardo Rangel dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santana, Camila Lima Santana e |
metadata.dc.contributor.referee4: | Mattos, Nelma Cristina Silva Barbosa de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Rezende, Tânia Ferreira |
metadata.dc.description.resumo: | A população negra representa 56% da sociedade brasileira e é a maior força de trabalho no país. Contudo, quando tratamos da educação voltada para a formação de trabalhadoras(es) para o mundo do trabalho, constatamos que a literatura relacionada à historiografia da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil não apresenta como se deu a formação profissional das(os) trabalhadoras(es) negras(os) a partir dos modos de sentirfazerpensar dessa população. Assim, este trabalho problematizou o silenciamento e as ausências da população negra na constituição das bases conceituais e históricas da EPT no país. Diante desse cenário, este trabalho propôs demonstrar, por meio de um documentário, como se deu a formação de trabalhadoras(es) negras(os), de um mesmo grupo familiar, “no”, “do” e “para” o mundo do trabalho, indicando aproximações e divergências entre a história apresentada pela literatura relacionada à EPT e a história vivida pelo grupo, resgatando, a partir de suas oralituras e outras palavras escrituradas, seus saberes, modos de movimentação do conhecimento, valores e ancestralidade. A pesquisa buscou também indicar os espaços de formação profissional da população negra e sentidos para formação e atuação profissional do grupo, culminando na produção de um documentário. Para isso, o percurso metodológico foi sedimentado nas perspectivas da pesquisa afrodescendente do professor Henrique Cunha (2015), afrorreferenciada a partir dos elementos estruturantes da Cosmovisão Africana apresentados por Adilbênia Machado (2019) e Eduardo Oliveira (2021), e inspirado na Oralitura de Leda Martins (2003) e trajetórias de Nêgo Bispo (2023), no qual realizamos conversas semiestruturadas individuais, gravadas em áudio e vídeo e levantamento documental com membras(os) da família Castro Sous(z)a. Como resultado, o estudo apontou outras narrativas, espaços e tempos formativos da população negra “no”, “do” e “para” o mundo do trabalho, indicando que, para a promoção de uma educação efetivamente emancipadora e formação de sujeitos críticos na EPT, se faz necessário ampliar as bases conceituais e históricas dessa modalidade a fim de garantir a pluralidade e a diversidade de sentirfazerpensara formação “no”, “do” e “para” o mundo do trabalho “na”, “da” e “para” a população brasileira. |
Resumo: | The black population represents 56% of Brazilian society and is the largest workforce in the country. However, when we deal with education aimed at training workers for the world of work, we find that the literature related to the historiography of Professional and Technological Education (EPT) in Brazil does not present how the professional training of black workers took place based on the ways of feeling and thinking of this population. Thus, this work problematized the silencing and absence of the black population in the constitution of the conceptual and historical bases of EPT in the country. In view of this scenario, this study aimed to demonstrate, through a documentary, how the training of black workers from the same family group took place “in”, “of” and “for” the world of work, indicating similarities and divergences between the history presented in the literature related to EPT and the history experienced by the group, rescuing, based on their oral history and other written words, their knowledge, ways of moving knowledge, values and ancestry. The research also sought to indicate the spaces for professional training of the black population and meanings for the training and professional performance of the group, culminating in the production of a documentary. To this end, the methodological path was based on the perspectives of the Afrodescendant research of Professor Henrique Cunha (2015), Afro-referenced from the structuring elements of the African Cosmovision presented by Adilbênia Machado (2019) and Eduardo Oliveira (2021), and inspired by the Oralitura of Leda Martins (2003) and trajectories of Nêgo Bispo (2023), in which we held individual semi-structured conversations, recorded in audio and video and documentary research with members of the Castro Sous(z)a family. As a result, the study pointed out other narratives, spaces and formative times of the black population “in”, “of” and “for” the world of work, indicating that to promote an effectively emancipatory education and the formation of critical subjects in EPT, it is necessary to expand the conceptual and historical bases of this modality in order to guarantee the plurality and diversity of feeling and thinking about the formation “in”, “of” and “for” the world of work “in”, “of” and “for” the Brazilian population. |
Palavras-chave: | Afrorreferenciada Educação Profissional e Tecnológica Trabalhadoras(es) negras(os Oralituras Formação “no”, “do” e “para” o trabalho Training “in” and “for” the job Afroreferenced Research Oralitures Black workers Professional and Technological Education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | SANTANA, C.M.S.C. Cartas para afra: por oralistas e outras palavras escrituradas para a formação de trabalhadoras(es) negras(os) "no", "do" e "para" o mundo do trabalho. 2025. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/845 |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Salvador |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Cassia_santana.pdf | 36.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Ferramentas do administrador