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https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/830
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Mayara dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T17:49:04Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11 | - |
dc.date.available | 2025-06-16T17:49:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/830 | - |
dc.description.abstract | With nearly 50 years of history, the Festival of Popular Music of Ibotirama (FEMPI) and the Festival of Poetry of Ibotirama (FEPI) have established themselves as essential events in the city's cultural life. By occupying public spaces, they transform social practices, generate tensions, and reconfigure meanings. In this study, which focuses on Ibotirama, Bahia, I investigate how these festivals impact local cultural and urban dynamics, using the Alto do Fundão neighborhood as an example of this complex interaction. Through cartographies, interviews, bibliographic review, and document analysis, I observe that the festivals are shaped by forms of belonging, preservation, and identity while simultaneously constructing and reconstructing meanings that adapt to the city’s cultural, urban, and social transformations. The case of Alto do Fundão highlights the contradictions, resistances, and resignifications that permeate this intricate network. Thus, the festivals are not only a cultural reflection but also a transformative force within the city. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Festivais populares | pt_BR |
dc.subject | Dinâmicas Urbanas | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Ibotirama, Bahia | pt_BR |
dc.title | Festivais de agosto: um mergulho nas dinâmicas urbanas e culturais de Ibotirama, Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Jurema Moreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9528995066749380 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com quase 50 anos de trajetória, o Festival de Música Popular de Ibotirama (FEMPI) e o Festival de Poesia de Ibotirama (FEPI) consolidaram- se como eventos essenciais para a vida cultural da cidade. Ao ocuparem espaços públicos, eles transformam práticas sociais, geram tensões e reconfiguram significados. Neste estudo, que tem Ibotirama, Bahia, como recorte espacial, investigo como esses festivais impactam as dinâmicas culturais e urbanas locais, trazendo o recorte do bairro Alto do Fundão como exemplo dessa complexa interação. Por meio de cartografias, entrevistas, revisão bibliográfica e análise documental, percebo que os festivais são atravessados por formas de pertencimento, preservação e identidade, ao mesmo tempo em que constroem e reconstroem sentidos que se ajustam às transformações culturais, urbanas e sociais da cidade. O recorte do Alto do Fundão evidencia as contradições, resistências e ressignificações que permeiam esse emaranhado. Conclui-se, assim, que os festivais configuram-se, não somente como um reflexo cultural, mas também como um agente transformador da cidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ensino Superior/Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFBA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Barreiras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tcc_Mayara Souza.pdf | 28.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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