Campus Salvador Dissertações - Salvador
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Douriene Fraga Amorim-
dc.date.accessioned2025-06-16T17:25:44Z-
dc.date.available2025-06-09-
dc.date.available2025-06-16T17:25:44Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.identifier.citationLopes, D.F.A. Narrativas em podcast: docentes LGBTQIA+ no contexto da educação profissional e tecnológica do IFBA. 2025. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal da Bahia, Jequié, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/825-
dc.description.abstractThe school, in its normative function, is a privileged space for disciplining and controlling bodies, serving as an institution that actively participates in the production and reproduction of normative arrangements that shape how individuals live and experience their bodies, gender identities, and sexuality. Considering these issues, the general objective of this research was to investigate how symbolic, cultural, historical, and linguistic processes, in their broadest senses, influence the production of identities and the pedagogical practices of LGBTQIA+ teachers in professional and technological education. Narrative was chosen as the methodological approach for this research, and its participants were teachers from the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Bahia (IFBA). Given the qualitative nature of this study, an invitation questionnaire was used to select the research participants, followed by individual audio-recorded interviews. We employed discursive textual analysis of the teachers' narratives in dialogue with the theoretical framework as a means of discussing the research data, resulting in an educational product in the form of a podcast. Titled “Dissident Dialogues”, the educational product is a non-fictional, reflective, and propositional medium. Using simple and direct language, the podcast presents, in four episodes, the challenges, violence, as well as the coping strategies and resistance of these professionals in their teaching practices and in the full exercise of existing beyond the impositions of heteronormativity. In this way, we encourage the creation of spaces for discussions and practices that advance the problematization and deconstruction of processes of subordination and hierarchization present in schools, which manifest in various forms of violence and oppression.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.titleNarrativas em podcast: docentes LGBTQIA+ no contexto da educação profissional e tecnológica da IFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Mariana Fernandes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1807720210231590pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Mariana Fernandes dos-
dc.contributor.referee2Reis, Leonardo Rangel-
dc.contributor.referee3Rios, Elane Nardotto-
dc.description.resumoA escola, em sua função normatizadora, se constitui como um espaço privilegiado para o disciplinamento e controle dos corpos, sendo uma instituição que participa ativamente da produção e reprodução de arranjos normativos que moldam a forma como os sujeitos vivem e experienciam seus corpos, identidades de gênero e sexualidade. Em vista dessas problematizações, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa, investigar como os processos simbólicos, culturais, históricos e linguísticos em seus sentidos mais amplos, agem na produção de identidades e na prática pedagógica de docentes LGBTQIA+ da educação profissional e tecnológica. A narrativa foi a escolha metodológica pela qual esta pesquisa se desenvolveu e teve como participantes docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Considerando a natureza qualitativa dessa pesquisa, para a sua concretização, realizamos a aplicação de um questionário-convite para seleção dos(as) participantes da pesquisa com a posterior realização de entrevistas individuais, gravadas em áudio. Adotamos a análise textual discursiva das narrativas docentes em diálogo com o referencial teórico, como meio de discutir os dados da pesquisa, gerando um produto educacional em forma de podcast. Denominado “Diálogos Dissidentes”, o produto educacional elaborado é uma mídia educacional, não ficcional, com caráter reflexivo e propositivo. Com uma linguagem simples e direta, o podcast apresenta, em quatro episódios, os desafios, violências, bem como as estratégias de enfrentamento e resistência desses(as) profissionais em suas práticas docentes e no exercício pleno de existirem para além das imposições da heteronormatividade. Suscitamos, assim, a abertura de espaços para discussões e práticas que avancem no sentido de problematizar e desconstruir os processos de subordinação e hierarquização presentes na escola, que se manifestam em diversas violências e opressões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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