Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/820
metadata.dc.type: | Tese |
Título: | Razões da permanência no curso de pedagogia: significados e sentidos de se formar como professor/a nas vozes de estudantes de uma universidade pública da Bahia, Brasil |
metadata.dc.creator: | Daboin, Maria Mercedes Gomez |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Chiara, Ana Rita Silva Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Chiara, Ana Rita silva Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sampaio, Romilson Lopes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Leliana Santos de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Alves, Iron Pedreira |
metadata.dc.contributor.referee5: | Romão, Eliana Sampaio |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa está inserida na Linha 1: Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação, do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Tem como objetivo geral discutir as razões da permanência dos estudantes do 7º e 8º semestres do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), considerando as vozes dos protagonistas do processo formativo e permitindo-lhes expressar livremente suas ideias, subjetividades e sentimentos. O referencial teórico está fundamentado nos trabalhos de Gatti (2009, 2018), Pimenta (1995, 2011), Tardif (2005), Freire (2002), Morin (2005), Imbernón (2019), Saviani (1996), Novoa (1995), Wallon (2017), Gonzalez Rey (2005) e Tinto (2012). A pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando um questionário para caracterizar o perfil dos estudantes participantes e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva para os resultados do questionário e análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), para os achados das entrevistas. Os resultados indicam que o sentido e o significado de ser professor/a envolvem uma reflexão profunda sobre identidade, vocação e os desafios da profissão, transcendendo a mera transmissão de conhecimentos. Evidenciam, ainda, uma relação indissociável entre afetividade e cognição na formação dos estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública da Bahia, Brasil. Entre as conclusões, destaca-se que a permanência não é determinada exclusivamente por fatores externos, como condições socioeconômicas ou perspectivas de carreira, mas também por elementos intrínsecos relacionados ao significado e ao sentido atribuídos ao fazer pedagógico e à construção da identidade profissional. Assim, a pesquisa se insere na perspectiva da Difusão do Conhecimento ao disponibilizar reflexões e evidências que podem subsidiar debates acadêmicos e embasar ações institucionais voltadas para a permanência discente, fortalecendo o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e profissionais da educação. |
Resumo: | The present research is part of Line 1: Knowledge Construction: Cognition, Languages, and Information, within the Multi-Institutional and Multidisciplinary Doctorate in Knowledge Diffusion. Its general objective is to discuss the reasons for the persistence of students in the 7th and 8th semesters of the Pedagogy program at the State University of Feira de Santana (UEFS), considering the voices of the protagonists in the educational process and allowing them to freely express their ideas, subjectivities, and feelings. The theoretical framework is based on the works of Gatti (2009, 2018), Pimenta (1995, 2011), Tardif (2005), Freire (2002), Morin (2005), Imbernón (2019), Saviani (1996), Nóvoa (1995), Wallon (2017), Gonzalez Rey (2005) and Tinto (2012). The research adopted a qualitative methodological approach, using a questionnaire to characterize the profile of participating students and semi-structured interviews as data collection instruments. Data analysis was conducted through descriptive statistics for the questionnaire results and content analysis, following Bardin (2011), for the interview findings. The results indicate that the meaning and significance of being a teacher involve a profound reflection on identity, vocation, and the challenges of the profession, transcending the mere transmission of knowledge. Furthermore, they highlight an inseparable relationship between affectivity and cognition in the training of Pedagogy students at a public university in Bahia, Brazil. Among the conclusions, it is emphasized that persistence is not determined solely by external factors, such as socioeconomic conditions or career prospects, but also by intrinsic elements related to the meaning and significance attributed to pedag ogical practice and the construction of professional identity. Thus, the research aligns with the perspective of Knowledge Diffusion by providing reflections and evidence that can support academic debates and inform institutional actions aimed at student persistence, strengthening the exchange of knowledge between researchers and education professionals. |
Palavras-chave: | Permanência Estudantes Curso de pedagogia Significados Sentidos Difusão do conhecimento Persistence Knowledge diffusion Students Pedagogy program Meanings Significance |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTI-INSTITUCIONAL EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) |
metadata.dc.publisher.program: | Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) |
Citação: | Daboin, M.M.G. Razões da permanência no curso de pedagogia: significados e sentidos de se formar como professor/a nas vozes de estudantes de uma universidade pública da Bahia, Brasil. 2025. 228 f. Tese (Doutorado) - Instituto Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/820 |
Data do documento: | 7-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Teses - Salvador |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Maria Mercerdes.pdf | 3.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Ferramentas do administrador