Campus Santo Amaro Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Santo Amaro
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/806
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação pública brasileira e novas tecnologias digitais de informação e comunicação: possibilidades e limitações
metadata.dc.creator: Santos, Matheus Ferreira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria de Fátima Luz
metadata.dc.description.resumo: Este estudo aborda as tecnologias digitais na educação pública nas escolas brasileiras, buscando investigar os problemas, as possibilidades e as limitações em torno da implementação destes recursos. O propósito deste trabalho é de demonstrar como ocorre a inserção dessas tecnologias em instituições públicas de ensino, fazendo o uso de metodologias ativas na aprendizagem, o que traz ganhos significativos para a educação. Para realizar esta pesquisa foi necessário buscar livros e artigos que abordam conteúdos referentes a TIC na educação e legislações. Políticas públicas como a Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Plano Nacional de Educação (PNE) e o programa de educação inovação conectada (Lei 14.180/2021) foram imprescindíveis para demonstrar que o estado dá aporte a implementação das TIC na educação. O trabalho de Brandão (2017) contempla a necessidade de alinhamento da sociedade as tecnologias digitais, sendo de extrema importância para o presente trabalho. Para falar sobre a necessidade do processo de ensino e aprendizagem ativo e digital Moran (2017) traz ensinamentos indispensáveis. Por fim, Alves (2020) abre espaço para uma das principais problemáticas em torno da aplicação das TIC na educação, que é a formação digital dos professores.
Resumo: This study addresses digital technologies in public education in Brazilian schools, seeking to investigate the problems, possibilities, and limitations surrounding the implementation of these resources. The objective of this work is to demonstrate how the public insertion of these technologies occurs in educational institutions, using active learning methodologies, which brings significant gains to education. To carry out this research, it was necessary to search for books and articles that address content related to ICT in education and legislation. Public policies such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN), National Common Curricular Base (BNCC), National Education Plan (PNE), and the Connected Innovation Education Program (Law 14.180/2021) were essential to demonstrate that the state supports the implementation of ICT in education. Brandão's work (2017) addresses the need for society to align with digital technologies, which is extremely important for this work. To talk about the need for an active and digital teaching and learning process, Moran (2017) provides indispensable teachings. Finally, Alves (2020) opens space for one of the main issues surrounding the application of ICT in education, which is the digital training of teachers.
Palavras-chave: Educação e Estado - Brasil
Tecnologia educacional - Brasil
Inovações educacionais - Brasil
Tecnologia da informação
Escolas públicas - Brasil
Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Licenciatura
Citação: Santos, Matheus Ferreira dos. Educação pública brasileira e novas tecnologias digitais de informação e comunicação: possibilidades e limitações. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação, Campus Santo Amaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/806
Data do documento: 22-Nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Santo Amaro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MATHEUS_FERREIRA.pdfTCC_LC_Matheus Ferreira685.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador