Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima Junior, Jorge de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T00:47:41Z | - |
dc.date.available | 2021-02-02 | - |
dc.date.available | 2021-07-08T00:47:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/131 | - |
dc.description.abstract | Learning programming logic is a great challenge for students who leave elementary school and enter the Technical Courses of Computing. The difficulties are linked to the lack of experiences with logic of programming before joining the course, lack of text interpretation, basic math and English, and other problems, which can cause failure in the course taken and even evasion. This work presents the results of a scientific research carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology da Bahia - Campus Jacobina, with 47 students from the 1st year of the Technical Course Integrated in Informatics, whose general objective was to collect and analyze data that help to understand the factors that make it difficult to learn the logic of programming, a discipline that is the basis for the good performance of students in the course. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Dificuldades de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Lógica de Programação | pt_BR |
dc.title | Uma análise das dificuldades de aprendizagem da Lógica de Programação no Curso Técnico Integrado em Informática do IFBA - Campus Jacobina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3463239700229749 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Farias, Carina Machado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0098969128484565 | pt_BR |
dc.description.resumo | A aprendizagem da lógica de programação é um grande desafio para os estudantes que saem do ensino fundamental e ingressam nos Cursos Técnicos de Informática. As dificuldades estão ligadas à falta de experiências com lógica de programação antes de ingressarem no curso, à carência em interpretação de textos, matemática básica e inglês, além de outros problemas, podendo causar reprovação na disciplina cursada e até a evasão. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa científica realizada no Instituto Federal de Educação, Ciẽncia e Tecnologia da Bahia - Campus Jacobina, com 47 estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, cujo objetivo geral foi coletar e analisar dados que auxiliem a compreender os fatores que dificultam a aprendizagem da lógica de programação, disciplina que é base para o bom desempenho dos estudantes no decorrer do curso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ensino Superior/Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFBA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Jacobina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Jorge de Souza Lima Junior.pdf | 290.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Ferramentas do administrador