Campus Jacobina Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Jacobina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Junior, Jorge de Souza-
dc.date.accessioned2021-07-08T00:47:41Z-
dc.date.available2021-02-02-
dc.date.available2021-07-08T00:47:41Z-
dc.date.issued2021-02-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/131-
dc.description.abstractLearning programming logic is a great challenge for students who leave elementary school and enter the Technical Courses of Computing. The difficulties are linked to the lack of experiences with logic of programming before joining the course, lack of text interpretation, basic math and English, and other problems, which can cause failure in the course taken and even evasion. This work presents the results of a scientific research carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology da Bahia - Campus Jacobina, with 47 students from the 1st year of the Technical Course Integrated in Informatics, whose general objective was to collect and analyze data that help to understand the factors that make it difficult to learn the logic of programming, a discipline that is the basis for the good performance of students in the course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_BR
dc.subjectLógica de Programaçãopt_BR
dc.titleUma análise das dificuldades de aprendizagem da Lógica de Programação no Curso Técnico Integrado em Informática do IFBA - Campus Jacobinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3463239700229749pt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Carina Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0098969128484565pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem da lógica de programação é um grande desafio para os estudantes que saem do ensino fundamental e ingressam nos Cursos Técnicos de Informática. As dificuldades estão ligadas à falta de experiências com lógica de programação antes de ingressarem no curso, à carência em interpretação de textos, matemática básica e inglês, além de outros problemas, podendo causar reprovação na disciplina cursada e até a evasão. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa científica realizada no Instituto Federal de Educação, Ciẽncia e Tecnologia da Bahia - Campus Jacobina, com 47 estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, cujo objetivo geral foi coletar e analisar dados que auxiliem a compreender os fatores que dificultam a aprendizagem da lógica de programação, disciplina que é base para o bom desempenho dos estudantes no decorrer do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ensino Superior/Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsIFBApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) - Jacobina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Jorge de Souza Lima Junior.pdf290.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador